O binge racing, depois do binge watching. Sabe do que falamos? Até pode não saber, mas é provável que o faça habitualmente. Falamos de ver um episódio atrás do outro, a nova forma de ver televisão que a Netflix nos proporcionou, mas de forma acelerada: uma temporada em 24 horas. Quantas vezes não começamos a ver uma série e damos por nós a não fazer mais nada que não seja devorar os episódios? Um estudo do serviço de streaming, divulgado nesta terça-feira, revela que 8,4 milhões de subscritores em todo o mundo fizeram já uma maratona acelerada, o binge racing lá está – um comportamento em crescendo: entre 2013 e 2016, o número de maratonistas cresceu em mais de 20 vezes.
Ainda assim, Portugal não é o país onde isto mais acontece. É o Canadá o país com maior percentagem de utilizadores a terminar uma temporada em 24 horas, seguido dos Estados Unidos e da Dinamarca. O top 5 fecha-se com a Finlândia e a Noruega. Portugal aparece apenas na 18.ª posição.
E quais são as séries mais devoradas? Vão variando conforme o país, mas o estudo aponta um título preferido: Gilmore Girls: A Year in the Life. De referir, no entanto, que a série que marcou o regresso das protagonistas Lauren Graham e Alexis Bledel dez anos depois, tem apenas quatro episódios, facilitando assim a maratona acelerada.
Em Portugal, a série mais vista em 24 horas foi aquela que nos deu o encontro dos quatro super-heróis da Marvel, Os Defensores, e que se estreou no Verão. O top português não deixa, no entanto, de surpreender: há uma série de anime e séries como Santa Clarita Diet aparecem à frente de fenómenos como Narcos ou Stranger Things.