O Trabalho Tardio do Som
O título desta secção do ciclo dedicado a Stan Brakhage denuncia a sua organização temática e é, em simultâneo, auto-explicativo. De facto, a rejeição do som é uma das marcas de água deste cinema, nele surgindo associada a “uma ideia de composição conotada com a música visual.”
Por isso este é também um dos programas mais aliciantes, reunindo alguns dos poucos filmes sonoros que dirigiu a partir do fim da década de 1980. The Riddle of Lumen, por exemplo, é um clássico desta filmografia em que a luz tem também um papel essencial. Já Faust 4 resulta de uma colaboração com Rick Corrigan, que compôs a música, e é a última de quatro partes de um projecto alimentado durante 30 anos em torno do mito de Fausto. Já Passage Through: A Ritual é uma das suas mais enigmáticas obras, em que o negro profundo da imagem contrasta com a irrupção de clarões de luz, e, também, uma resposta a uma composição de Philip Corner inspirada precisamente por outro filme de Brakhage, The Riddle of Lumen. Reel 5, onde se cruza a música de James Tenney com a pintura visual, encerra esta sessão.
Quarta, 21, 18.30.