Jeeves e Wooster
DRJeeves e Wooster
DR

‘Jeeves e Wooster’, uma brilhante sátira sem maldade

Hugh Laurie e Stephen Fry interpretam a versão definitiva das personagens criadas por P.G. Wodehouse, um dos génios britânicos da literatura de humor.

Publicidade

★★★★

Quase desconhecido em Portugal, o inglês P.G. Wodehouse é um dos génios da literatura de humor, e entre as suas várias criações destaca-se a dupla Bertie Wooster/Jeeves. Wooster é um aristocrata abastado, desocupado e atontado, e Jeeves é o seu inteligente e sensato criado pessoal, que além de lhe cuidar da casa e das roupas tem que o tirar das situações embaraçosas em que ele se mete. Passadas na Inglaterra e nos EUA dos anos 20 e 30, as histórias da dupla foram adaptadas à televisão no início dos anos 90 em Jeeves e Wooster (YouTube), uma série que faz pleno jus ao brilhante humor de Wodehouse, e em que Hugh Laurie e Stephen Fry cabem como luvas nas personagens do patrão e do criado. Os enredos consistem no sempre bem-intencionado Wooster a envolver-se em problemas com raparigas casadoiras tão tontas como ele, os seus respectivos e sisudos pais, outros aristocratas com mau feitio ou a sua idosa e chatíssima tia, e Jeeves a safá-lo in extremis. Ao mesmo tempo, Wodehouse satiriza sem maldade, em tom de farsa por vezes a tocar o nonsense, a aristocracia inglesa da época, que ele conhecia muito bem, porque lhe pertencia. As histórias de Jeeves e Wooster já foram levadas ao cinema e à televisão antes e depois, mas esta versão com Laurie e Fry é a definitiva.

Mais críticas de televisão

  • Filmes

★★★★★

‘Tempestade do Século’, minissérie baseada num livro de Stephen King, bate aos pontos qualquer título do género feito para o streaming recentemente.

Publicidade
  • Filmes

★★★★☆

‘David Holmes: The Boy Who Lived’ (HBO Max) conta a história de um “duplo” de Daniel Radcliffe que ficou paraplégico durante a produção de um dos filmes de Harry Potter.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade