Dos anos 50 aos nossos dias, realizados em Hollywood ou em França, eis dez fitas onde o vinho tem um lugar preponderante, sejam elas dramas, comédias, histórias de família ou até mesmo policiais
O cinema também gosta (e muito) de vinho
‘O Segredo de Santa Vitória’, de Stanley Kramer (1969)
‘O Ano do Cometa’, de Peter Yates (1992)
‘Um Passeio nas Nuvens’, de Alfonso Arau (1995)
O actor mexicano Alfonso Arau assina este drama romântico passado na região dos vinhos da Califórnia, logo após o fim da II Guerra Mundial. Um soldado regressado da Europa (Keanu Reeves) conhece uma rapariga mexicana-americana (Aitana Sánchez-Gijón), que regressa a casa da universidade, para ajudar a família na vindima, em Napa Valley. A jovem está grávida de um professor e cheia de medo da reacção do seu autoritário pai (Giancarlo Gianinni). O soldado oferece-se para fingir que é o marido dela, até que as coisas se resolvam, e acaba apaixonado pela rapariga e pelo cultivo do vinho.
‘Sangue e Vinho’, de Bob Rafelson (1996)
‘Conto de Outono’, de Éric Rohmer (1998)
‘Sideways’, de Alexander Payne (2004)
‘Um Ano Especial’, de Ridley Scott (2006)
Nesta adaptação do best-seller de Peter Mayle, Russell Crowe interpreta Max Skinner, um corretor inglês que herda a casa e os terrenos que o seu tio favorito tinha em França, na Provença e onde passou muitas férias de Verão. Max pretende vender a propriedade o mais depressa possível, mas uma série de circunstâncias fazem com que se demore lá e que descubra que dois dos locais estão a fazer vinho usando ilegalmente uvas dos seus terrenos. Entretanto, além de se ter apaixonado pela dona de um café da vila (Marion Cottilard), Max começa também a recuperar os laços afectivos que tinha com a propriedade e com a região.
‘Duelo de Castas’, de Randall Miller (2008)
‘Tu Seras Mon Fils’, de Gilles Legrand (2011)
Vinho em Lisboa
Aprender com os melhores, beber com os mais experientes, ou simplesmente circular por aqui para ficar a par das últimas novidades dos produtores nacionais e internacionais.
E porque nem só da vinha e do vinho vive um homem, alargue horizontes com um passeio de balão ao pôr-do-sol, uma caminhada, ou um mergulho numa piscina salgada. Estes são os melhores enoturismos para uma escapadinha de Lisboa.
Discover Time Out original video