Avatar
Archivo
Archivo

Os filmes mais pirateados de sempre

Há muitas maneiras de ver um filme, e uma das mais populares é, sem dúvida, sem pagar. É para isso que serve a pirataria

Publicidade

Cinismo à parte – quem nunca pecou que atire a primeira pedra – descarregar filmes sem pagar (sem contar com a pornografia) é uma das práticas mais correntes entre os internautas. Cada um tem a sua explicação, mas, convenhamos, embora nem sempre seja ilegal, a maior parte das vezes que sacamos um filme estamos a praticar um acto de pirataria. E fazemo-lo conscientemente. Como a Time Out não anda aqui pela moral, mas pelos factos, procurámos os ditos. Encontrámos o quê? Segundo as contas do site TorrentFreak, 212 milhões de downloads ilegais, e isto só dos 15 filmes mais populares. E continua a contar.

Recomendado: Sete filmes sobre internet e redes sociais que o vão fazer ter medo do Google

Os filmes mais pirateados de sempre

1. Avatar (2010)

Com nada mais, nada menos do que 21 milhões de downloads, o primeiro filme da série Avatar (vêm aí mais quatro), criada por James Cameron, comanda esta lista. Na história, protagonizada por Sam Worthington, Zoe Saldana e Sigourney Weaver, explora-se o planeta Pandora, onde a maneira de viver rústica e pacífica dos nativos está ameaçada pelas forças militares da Terra, prontas para o genocídio dos indígenas, um empecilho à busca de um minério muito mais valioso para a corporação mineira que comanda a expedição.

2. O Cavaleiro das Trevas (2008)

Com três milhões a menos de descarregamentos do que Avatar, isto é, com 19 milhões, encontra-se o segundo filme da série Batman de Christopher Nolan. Desta feita, o vigilante mascarado, interpretado por Christian Bale, com a colaboração do inevitável tenente Jim Gordon e do procurador Harvey Dent, tem de combater mais uma vaga de crime. Mas a verdadeira estrela do filme é Heath Ledger, que viria a morrer pouco depois de concluídas as filmagens e criou o melhor Joker de sempre.

Publicidade

3. Transformers (2007)

A saga que trouxe o planeta Cybertron, os Autobots, o arguto Optimus Prime e os malvados Decepticons até à Terra prossegue. O filme, assinado por Michael Bay, com Shia LaBeouf, Megan Fox e Josh Duhamel, alcançou uns módicos 19 milhões de downloads, com certeza originários de fãs preocupados em saber se o derradeiro poder detido por um adolescente terráqueo vai resolver esta guerra metálico-mecânico-planetária.

4. A Origem (2010)

O realizador Christopher Nolan bem pode orgulhar-se – como compensação para os direitos de autor perdidos – da popularidade das suas películas entre os piratas cinematográficos, pois com A Origem permanece isolado no quarto lugar graças aos 18 milhões de vezes que o filme foi descarregado. Neste enredo, Ellen Page é um dos membros da equipa de peritos, dirigida por Leonardo DiCaprio, cuja especialidade é roubar material – factos, ideias, memórias – do cérebro de pessoas enquanto elas dormem, desta vez encarregados de uma missão especial.

Publicidade

5. A Ressaca (2009)

Menos um milhão de descarregamentos que o anterior deixa o primeiro episódio desta série de comédia destravada, dirigida por Todd Phillips, numa honrosa quinta posição. No máximo, 17 milhões de pessoas renderam-se ao download e sacaram este filme frenético, recheado de humor sem as limitações impostas pelo bom gosto, onde Zach Galifianakis, Bradley Cooper e Ed Helms têm um papelão. Ou três.

6. Star Trek (2009)

A ficção científica tem sem dúvida o seu lugar no coração dos piratas cibernautas. Por isso não admira ninguém que o novo filme da série Star Trek tenha chegado aos 16 milhões de dowloads ilegais. Realizado por J.J. Abrams, ancorado no argumento de Roberto Orci e Alex Kurtzman, e nos papéis de Chris Pine, Zachary Quinto e Simon Pegg, este filme volta à origem da saga, isto é, às aventuras e à relação entre o capitão Kirk e Spock, o vulcano preferido dos terráqueos.

Publicidade

7. Kick-Ass: O Novo Super-Herói (2010)

Dave Lizewski (Aaron Taylor-Johnson) é, como se costuma dizer, um falhado. Pior, é um falhado no liceu – local que é como um teatro de crueldades, como se sabe – e fã de banda desenhada. Nesta obra de Matthew Vaughn que chegou aos 15 milhões de descarregamentos, com Nicolas Cage e Chloë Grace Moretz no elenco, decide fazer de si próprio um super-herói para impressionar uma rapariga. Está mesmo a ver-se no que isto vai dar…

8. The Departed – Entre Inimigos (2006)

Martin Scorsese tem uma carreira rica e recheada de bons filmes, é verdade. Como é verdade que nas últimas duas décadas a sua arte tem-se dispersado por filmes com mais aparato do que verdadeiro interesse cinematográfico. E é mesmo com uma das suas películas menos interessantes – ainda assim vencedora de quatro Óscares, entre eles o de Melhor Filme e Melhor Realização – que o realizador de Taxi Driver e Ragging Bull e Tudo Bons Rapazes entra nesta lista. Os 14 milhões de downloads mostram como o filme interpretado por Leonardo DiCaprio, Matt Damon e Jack Nicholson ganhou o seu lugar entre os piratas da internet.

Publicidade

9. O Incrível Hulk (2008)

Com idênticos 14 milhões, a apropriação de Louis Leterrier da história de Zak Penn, com Edward Norton, Liv Tyler e Tim Roth, é outro grande êxito entre as frotas de piratas que cruzam a rede. Aqui, depois de sobreviver a um acidente com raios gama que o deviam mandar desta para melhor, o cientista Bruce Banner viaja pelo mundo à procura de uma cura para o mal que o faz tornar-se um besta desenfreada mais ou menos por dá cá aquela palha.

10. Piratas das Caraíbas – Nos Confins do Mundo (2007)

Mesmo tendo em conta que todos estes números de downloads estão a ser ultrapassados neste preciso momento, 14 milhões parece ser o número mágico. Pelo menos é o que une estes filmes tão distintos uns dos outros e junta a película de Gore Verbinski, evidentemente protagonizada por Johnny Depp (com Orlando Bloom e Keira Knightley de comparsas), ao lote. Desta vez, o peculiar capitão Jack Sparrow, mal acabado de ser salvo, já está de novo em sarilhos e em fuga para assegurar a sua liberdade e, no processo, talvez encontrar um tesouro.

Publicidade

11. Shutter Island (2010)

A razão de Martin Scorsese regressar a esta lista de filmes mais pirateados, com 9,49 milhões de descarregamentos, bem pode ser Leonardo DiCaprio (agora contracenando com Emily Mortimer e Mark Ruffalo). Pelo menos o actor é o único denominador comum entre The Departed – Entre Inimigos e esta obra ainda menos estimulante, onde o protagonista tem de desenrolar um intricada trama em volta de um detective que investiga um assassinato ocorrido num hospital psiquiátrico.

12. RocknRolla: A Quadrilha (2009)

Apenas um pouco mais abaixo nesta classificação, com 9,43 milhões de dowloads, está o filme que Guy Ritchie escreveu e dirigiu com Gerard Butler, Tom Wilkinson e Idris Elba. A razão de tal êxito? Talvez a acção aditivada por aquela pitada de acidez exportada do humor britânico que o realizador gosta de insuflar nas suas películas e que, neste caso, apesar do falhanço na bilheteira (arrecadando uns meros cinco milhões de dólares), torna o filme numa espécie de unicórnio da pirataria.

Publicidade

13. Homem de Ferro 2 (2010)

Se o primeiro filme foi um êxito, este segundo tomo, dirigido por Jon Favreau, foi outro, quer na bilheteira, quer entre a comunidade pirata que fez o favor de descarregar 8,8 milhões de vezes esta película em que o herói encarnado por Robert Downey Jr (assessorado por Mickey Rourke e Gwyneth Paltrow) não só apura as características da sua armadura como ainda tem de combater novos desafios e um concorrente particularmente suspeito nas suas intenções.

14. A Saga Twilight: Lua Nova (2009)

É, a bem dizer, por um triz que os 8,72 milhões de exemplares pirateados não permitem uma melhor classificação ao filme dirigido por Chris Weitz a partir dos romances de Stephenie Meyer. Com Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner nos papéis principais, parece que o segredo desta obra capaz de arrebatar milhões de adeptos entre os adolescentes de todo o mundo está no amor impossível e eterno – mas, convenhamos, os poderes sobrenaturais também têm o seu papel.

Publicidade

15. Tomb Raider: A Origem (2018)

Em último lugar, e por diferença pequena, o filme de Roar Uthaug que retoma a saga iniciada por um jogo de vídeo alcançou uns significativos 8,48 milhões de downloads. Nesta nova aventura, o papel principal foi atribuído a Alicia Vikander que, como Lara Croft, aos 21 anos, leva a vida fazendo entregas de bicicleta pelas ruas de Londres, recusando assumir o comando da multinacional que o seu pai (Dominic West), desaparecido há sete anos, lhe deixou. E em busca desse pai perdido a rapariga não é de modas: larga tudo, vai até ao último lugar onde ele esteve, e inicia uma perigosa aventura numa ilha japonesa.

Clássicos de cinema para totós

  • Filmes
Clássicos de cinema para totós. Os melhores filmes dos anos 90
Clássicos de cinema para totós. Os melhores filmes dos anos 90

Olhando a lista de melhores filmes da década, salta à vista a importância que a guerra e a violência tiveram no cinema da América e da Europa. Filmes sérios, sobre assuntos sérios, filmados, mais do que com seriedade, com ousadia. Foi um tempo de desequilíbrio, pois, ao lado, os blockbusters iam a toda a brida e venciam com grande avanço a corrida da bilheteira.

  • Filmes

Mudou o século. O caminho do cinema, esse, ficou mais ou menos na mesma. O grande entretenimento generalizou-se e com a sua sucessão de “franchises” de pequenos e médios e grandes super-heróis abarbatou o mercado. Ainda assim, há quem resista. E, talvez por reacção, a primeira década do século XXI, embora irregular, tem também alguns dos melhores filmes das últimas décadas.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade