Desde novo que Ben Affleck queria ser actor. Fez televisão e entrou nalguns filmes, mas foram os papéis de Fred O'Bannion em Juventude Inconsciente (Dazed and Confused, 1993), de Richard Linklater, e de Shannon Hamilton noutro filme de culto, Os Malucos do Centro (Mallrats, 1995), de Kevin Smith, que chamaram a atenção do público. Uma atenção redobrada a partir de 1997, quando voltou a ser dirigido por Kevin Smith num dos melhores filmes de ambos, Perseguindo Amy, e co-protagonizou e co-escreveu o argumento de O Bom de Rebelde, de Gus Van Sant, que lhe valeu o primeiro Óscar.
Seguiram-se várias — demasiadas — fitas que é melhor esquecer, e uma ou outra menos má, mas a carreira do actor voltou a entrar nos eixos a partir de 2007, quando realizou a sua primeira longa-metragem, Vista pela Última Vez… (Gone Baby Gone, na versão original), protagonizada pelo irmão Casey Affleck. Entre os filmes que rodou desde então contam-se ainda A Cidade (2009), Argo (2012), premiado com o Óscar de Melhor Filme, e Viver Na Noite (2016), todos com ele no papel principal.
O Caminho de Volta, de Gavin O'Connor, é o próximo filme protagonizado pelo actor norte-americano. Antes da estreia, recordamos os melhores filmes de Ben Affleck.
Recomendado: Filmes em cartaz esta semana