Os "heist movies", ou "filmes de assaltos", em que há engenhosos e ousados roubos de bancos ou ourivesarias, e espectaculares perseguições de automóveis, são um subgénero consagrado do cinema policial. Eis meia dúzia dos melhores, assinados por nomes como John Huston, Jules Dassin, Walter Hill e até Ben Affleck.
Seis filmes de assaltos e perseguições de automóveis indispensáveis
A estreia, esta semana, de 'Baby Driver-Alta Velocidade', de Edgar Wright, sobre um rapaz que guia os carros de uma quadrilha de ladrões, dá o mote para esta selecção de fitas da mesma escola
Seis filmes de assaltos e perseguições de automóveis indispensáveis
‘Rififi’, de Jules Dassin (1955)
‘O Profissional’, de Walter Hill (1978)
‘Heat-Cidade Sob Pressão’, de Michael Mann (1995)
‘A Cidade’, de Ben Affleck (2010)
É um assalto a um banco em Boston, levado a cabo por quatro amigos de longa data organizados numa quadrilha, e filmado por Ben Affleck de forma tradicional, com eficácia e sem espalhafato, que lança a intriga desta segunda longa-metragem do actor, também encarregue de um dos papéis principais. Ou seja, em A Cidade, o roubo audacioso não está no centro do enredo nem representa o clímax do filme (que se baseia num livro de Chuck Hogan). Mas desencadeia uma relação sentimental que vai ser fulcral ao desenvolvimento da acção e ao modo como as principais personagens se vão relacionar a partir daí. Há ainda um segundo assalto a um banco na história, seguido por um tiroteio, ambos decisivos para todos os envolvidos.
‘Drive-Risco Duplo’, de Nicolas Winding Refn (2011)
Mais cinema a alta velocidade
Discover Time Out original video