Seis séries com mais de 10 anos que envelheceram muito bem

#10YearChallenge: será que algumas das nossas séries preferidas sobreviveram ao teste do tempo?
Friends
Time_Out_em_associação_com_MEO
Publicidade

Muita coisa aconteceu entre 2009 e 2019, mas será que algumas das nossas séries preferidas sobreviveram ao teste do tempo? Passámos em revista várias décadas de entretenimento televisivo e encontrámos seis séries que estão para o entretenimento televisivo como o vinho do porto está para os sumos de uva fortificado – quanto mais velhos, melhores.

Seis séries com mais de 10 anos que envelheceram muito bem

1. Seinfeld

Último episódio: Maio 1998

A série “sobre coisa nenhuma” transformou-se no molde que todas as séries de humor querem seguir. Não houve, até hoje, uma série sobre coisa nenhuma melhor. O segredo para o sucesso parece estar nas personagens e na química entre os actores – sozinhos, nunca foram tão bem sucedidos como neste grupo. As piadas sobrevivem ao teste do tempo porque a série nunca foi sobre um período, uma cidade ou uma profissão específicas. Estas são as vantagens de se fazer séries sobre nada – acabam por ser séries sobre pessoas. E isso garante-lhes a intemporalidade.

2. Os Sopranos

Último episódio: Junho 2007

O cinema e a TV está cheio de dramas sobre a máfia mas nenhum outro objecto de ficão conseguiu tornar o tema tão complexo e profundo. Passaram quase 12 anos desde o último episódio de “Os Sopranos” e ainda não conseguimos ouvir a “Don’t Stop Believin’” do Journey sem sentir um arrepio na espinha.

3. The Office (UK)

Último episódio: Novembro 2002

A versão britânica do The Office – a versão original – criou um género televisivo novo: o falso documentário, aquela mistura inquietante de jornalismo e ficção. E fê-lo com mestria, pegando no tema mais aborrecido de todos – a vida de escritório. Passaram 16 anos desde que o último episódio foi para o ar mas a série de Ricky Gervais continua a ser piada porque a nossa vida não mudou assim tanto. Sobretudo a vida de escritório.

4. The Wire

Último episódio: Março 2008

Está no panteão das melhores séries de sempre. Podemos estar a viver a Era Dourada das Séries de TV mas mesmo a melhor ficção televisiva de agora terá sempre de ser comparada com este épico escrito por David Simon. Uma obra-prima que ajudou a colocar as séries na categoria de alta cultura. É melhor que muitos filmes e que muitos livros considerados indispensáveis. Mais de dez anos depois continua refrescante.

5. Friends

Último episódio: Maio de 2004

Há uma coisa que, quase 15 anos depois do último episódio, permanece difícil de explicar: como é que aqueles seis amigos conseguiam pagar a renda daquele casarão em Nova Iorque? Era estranho em 2004 e continua estranho agora. Rever “Friends” é como rever aqueles amigos que não vemos há muitos anos. Com uma diferença: eles estão na mesma, nós nem por isso. Os fãs da série podem continuar a vê-la no Fox Comedy.

6. Twin Peaks

Último episódio: Junho 1991

O tempo deu-lhe uma camada extra de nostalgia e mesmo os momentos que podiam tornar esta série mais datada – os efeitos especiais, o overacting – dão-lhe um encanto especial. “Twin Peaks” permanece o mais estranho dos policiais televisivos e é um produto perfeito para a era do binge watching.

7. E daqui a 10 anos?

De que séries vamos estar a falar daqui a 10 anos? Ainda é muito cedo para saber, mas já temos uma suspeita. A série Bron - A Ponte, um drama policial sueco e dinamarquês está entre as melhores obras de ficção televisiva dos últimos tempos. Quem quiser espreitar só tem de aderir ao Meo Séries. Estão lá todas as quatro temporadas. Veja e voltamos a falar daqui a dez anos.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade