Diz-se que o saudosismo é uma das coisas mais portuguesas que existe e nós até somos capazes de quase concordar com a generalização se nos derem razão quando dizemos que temos razões para isso. Se dúvidas houvesse, bastaria fazer uma ronda entre a Baixa e o centro histórico para perder a conta ao património arquitectónico da cidade e ser obrigado a concordar que não preservá-lo seria um acto de enorme cobardia. Lisboa é única por isso mesmo, por se manter com um pé bem assente no passado e de olhos postos no futuro e, ao mesmo tempo, conseguir encaixar-se confortavelmente entre as duas realidades. O Altis Avenida podia bem ser o ponto exacto onde os dois mundos se encontram. No sítio onde acaba a Avenida da Liberdade e começa o Rossio, o edifício continua a ser um dos mais valiosos exemplos da passagem da corrente modernista por Lisboa e é, por dentro e por fora, um digníssimo representante do glamour da década de 40. Os 70 quartos e suítes distribuídos por seis pisos têm uma onda simultaneamente kitsch e futurista com referências de Arte Déco, que se vêem nos detalhes a dourados, cor de ameixa e madeira, em contraste com o estilo contemporâneo que a decoração em tons de preto e branco oferece. Os 16 quartos Deluxe têm varanda e partilham com os restantes as casas de banho em mármore e a roupa de cama em algodão egípcio – o quarto 206, fica a sugestão, é o único com varanda na casa de banho. Mas para sentir mesmo a sério a personalidade retro-chic do Altis, as suítes (apenas duas) são a escolha certa, não só pela dimensão, com salas de estar e casa de banho com duche e banheira, mas sobretudo pela vista sobre Lisboa.
No último piso, o restaurante Rossio – já dissemos que a estação é mesmo em frente? – inspirou-se na tradição do mar para criar uma ementa sazonal em que o peixe é rei – o risotto de camarão e lima é imperdível. A esplanada panorâmica está aberta ao público e em dias de sol o ambiente pode ser um bocadinho caótico – nada que não se resolva com uma reserva antecipada.
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