Vagar. Substantivo masculino – falta de pressa, tempo desocupado, momento propício. Vagar. Verbo intransitivo – ficar vago, estar vago, estar livre e sem ter que fazer, sobrar (falando-se de tempo), ocupar-se, dedicar-se. Vagar. Mote do Évora_27 – modo cultural de ser e de estar alentejano.
Quer venha no dicionário, quer seja a inspiração de Évora para a Capital Europeia da Cultura de 2027, “vagar” é a palavra para quem se instala no novo Lilases Boutique House & Garden, em Mora – e tanto vale para quem quer ficar, como para ser ponto de partida para explorar o Alentejo. Abriu no Verão de 2023, numa casa senhorial de 1898 recuperada, com 16 quartos distribuídos por três pisos, onde nunca falta luz e a decoração minimalista casa bem com os frescos no tecto e nas paredes, os lustres e candelabros clássicos, o chão de mosaico hidráulico ou as portadas de madeira, à antiga.
“Aqui, o tempo é outro, os horários fixos não existem, e são os hóspedes que definem o seu próprio dia, sem obrigações de pequeno-almoço até às 10.00, por exemplo”, diz Rui de Sousa, responsável pelo projecto, em comunicado. Há uma piscina para os dias quentes e actividades como yoga, meditação, workshops de olaria e cozinha, sessões de garimpo e observação de aves, de dia, ou de estrelas, à noite. À mesa, serve-se também vagar: em forma de petiscos bem alentejanos e sempre com produtos locais e tradicionais.