1. MAAT
    Fotografia: Arlindo Camacho
  2. Maat open day
    ©DR
  3. MAAT
    Fotografia: Arlindo Camacho

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

  • Museus
  • Belém
Publicidade

A Time Out diz

Projecto da Fundação EDP, o Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia aterrou em Belém em 2016, com um projecto marcante, assinado pela britânica Amanda Levete. O edifício tornou-se local de peregrinação por si só, pelo facto de ser um belíssimo novo miradouro sobre o Tejo e sobre a cidade, particularmente apreciado ao pôr do sol.

O MAAT engloba a antiga Central Tejo, uma central termoeléctrica de 1908 – agora chamada MAAT Central –, o novo edifício – a MAAT Gallery – e o jardim que os liga pelas traseiras – o MAAT Garden. Para além das exposições e das atividades temporárias, o museu tem a exposição permanente "A Fábrica da Eletricidade" na Central e as esculturas no espaço exterior, em que se destaca a peça de Pedro Cabrita Reis num cais sobre o Tejo.

Detalhes

Endereço
Central Tejo
Avenida de Brasília
Lisboa
1300-598
Transporte
BUS 714, 727, 751. Eléctrico 15
Preço
11€ (MAAT e Central), cartão MAAT 30€/ano (MAAT e Central)
Horário
Qua-Seg 10.00-19.00

Novidades

Gestos

No espaço Cinzeiro 8, também na antiga central energética, o MAAT inaugura "Gestos", um conjunto de pequenos filmes que marca o regresso da artista portuguesa, fixada em Paris, ao calendário lisboeta. Mais do que instalações, Ana Léon chama "envolvimentos" às fitas agora exibidas ininterruptamente – até 2 de Junho – em seis salas escuras e isoladas, para que imagens e sons não se contaminem.

Transe

No edifício da antiga Central Tejo, o MAAT recebe o artista português Rui Moreira, com uma antologia que percorre mais de duas décadas de carreira. Um corpo de trabalho composto por pintura e desenho, resultado de referências cinematográficas e literárias, mas também com raízes no folclore transmontano e nas muitas viagens que tem feito à volta do globo. A 6 de Maio, Rui Moreira dará uma aula de 12 horas no museu, momento em que falará da sua prática e da importância do estado de transe no seu trabalho. A exposição fica no MAAT até 2 de Junho.

Carrinhos solares

Será que a luz do sol pode ser transformada em movimento? O objecivo desta oficina para crianças entre os seis e os 12 anos é construir um carro movido a energia solar e conduzi-lo numa corrida emocionante. Quem sairá vencedor?

Prémio Novos Artistas Fundação EDP

Já nos deu muitos bons artista de renome — Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, André Romão ou Gabriel Abrantes — e promete continuar a dar. O Prémio Novos Artistas Fundação EDP está de volta este ano com seis finalistas, seleccionados a partir de cerca de 600 candidaturas. São eles Alice dos Reis, Evy Jokhova, Francisco Trêpa, Inês Brites, Maja Escher e Sara Chang Yan. No decorrer da exposição, um júri internacional irá nomear o artista vencedor, a quem a Fundação EDP vai atribuir um prémio no valor de 20 mil euros.

Jeff Wall. Time Stands Still. Fotografias, 1980–2023

Cenas da vida quotidiana, tensões e dramas inerentes às sociedades modernas e contemporâneas, como a solidão, a pobreza, a alienação, a violência urbana, o abandono e a exclusão social são alguns dos temas que percorrem a carreira de Jeff Wall. O MAAT Gallery dedica-lhe uma exposição, com curadoria de Sérgio Mah, onde mais de 60 obras dão corpo a quatro décadas de imagens do quotidiano.
Publicidade
Também poderá gostar
Também poderá gostar