1. Messe du jour de Noël: École de Notre-Dame: Ensemble Organum, dir. Marcel Pérès (Harmonia Mundi)
Nos séculos XII-XIII, a Catedral de Notre-Dame, em Paris, foi o centro de uma revolução musical: após séculos dominados pela austera monofonia do cantochão, alguns compositores começaram a ensaiar a sobreposição de diferentes vozes, empregando melodias, ritmos e até textos diversos – nascia assim a polifonia. Os dois compositores mais célebres associados à Escola de Notre-Dame foram Léonin (activo na segunda metade do século XII) e Pérotin (activo na viragem dos séculos XII-XIII), mas a atribuição da autoria das composições desta época é muitas vezes nebulosa e no disco em que o maestro e musicólogo Marcel Pérès reconstitui o que poderia ter sido uma missa para o dia de Natal em Notre-Dame as peças não são creditadas a compositor algum.
É uma música que na primeira audição pode soar algo austera, hierática e afastada da música coral mais difundida, mas que se revela fascinante numa escuta atenta. Nalgumas peças o coro masculino Ensemble Organum mescla-se com as vozes cristalinas dos rapazes-sopranos de Les Pages de La Chapelle.
[Organum “Viderunt omnes”, do disco Messe du jour de Noël, pelo Ensemble Organum]