Noites principe 2 aniversario
©Marta Pina
©Marta Pina

Cinco anos de Noites Príncipe

Primeiro tomaram Lisboa, depois o mundo. A batida da periferia fez a ponte entre betos, hipsters e o gueto. Nas Noites Príncipe, o sangue é sempre da cor do kuduro, funaná ou tarraxinha. E o ritmo é mais forte que a pele

Publicidade

De Marfox a Nervoso, de Firmeza a Niagara. Há uma terra que muitos nunca conheceram e um som que se repete de ouvido em ouvido. Os corpos que o digam, enquanto transpiram na pista do MusicBox, no Cais do Sodré, palco habitual das Noites Príncipe, onde a editora com o mesmo nome apresenta o melhor do catálogo. A batida está nas mãos deles, representantes da segunda geração de emigrantes das ex-colónias africanas, nascidos e criados em bairros sociais dos arredores da capital, que conquistaram Pitchfork, Wire e outras bíblias com o seu "gheto sound of Lisbon". Vamos a apresentações, ponha o volume no máximo. 

Sábado no Musicbox celebra-se o 5º aniversário das Noites Príncipe. Saiba mais na revista desta semana.

Catálogo Príncipe

Dj Marfox

É graças a ele que o sufixo "Fox" se disseminou pela tribo da batucada. Sinal de respeito por Marlon Silva (n. 1988), o artista que misturou kuduro, funaná, kizomba e tarraxinha com os sons urbanos do house e da electrónica. Da Quinta do Mocho, em Sacavém, para o coração de Lisboa, e para o mundo inteiro. 

Dj Nervoso

É o pioneiro da batida do gueto de Lisboa, o patriarca do som que chega da periferia. "É o pai", simplifica Márcio Matos, um dos fundadores da Príncipe e responsável pelo art work associado à etiqueta e às sessões. Convosco, Edney Magalhães, ou Dj Nervoso, sem vacilos no beat e no resgate do kuduro angolano, a contagiar o público com os seus sets desde o começo do século.
Publicidade

Niagara

Abanar o esqueleto ao som do house de Abacaxi Limão ou Legume? São os Niagara, "os nerds do grupo", senhores de bizarrias disco e de um psicadelismo underground que não magoa ninguém. Sabe o que é cumbia ou raggaclash? Ora vale a pena ir ler sobre o assunto. 

Nídia Minaj

"Faz o que te apetece" é o mantra de Nídia e dos seus 20 aninhos, que começou a fazer música no liceu, num grupo feminino de kuduro, Kaninas Squad. Baseada em Bordéus, estreou-se na Príncipe com Danger, em Fevereiro de 2015. "Pure genious", gaba a Pitchfork. 
Publicidade

Babaz Fox e Puto Márcio

De Rennes para Loures. Foi em 2012 que o Dj Puto Márcio fundou a Tia Maria Produções, reunindo outros produtores que foi conhecendo online. O grupo lançou o seu EP de estreia no Verão de 2014 pela Príncipe, Tá Tipo Já Não Vamos Morrer. Babaz tem andado mais pelo Reino Unido nos últimos tempos. 

Firma do Txiga

Entre os Fetais e Polima, entre a Quinta do Mocho e Queluz. Abram alas para o colectivo Firma do Txiga, que é como quem diz os produtores Puto Anderson, DJ NinoO, K30 e ainda Wayne. 
Publicidade

Dj Nigga Fox e Lilocox

Talvez o nome de Rogério Brandão não lhe diga grande coisa. Nigga Fox, que já correu os clubes lisboetas de fio a pavio, já será outra conversa. O vinil "O Meu Estilo" é um pequeno diamante lapidado para descobrir um cocktail de influências angolanas. DJ Lilocox é um dos nomes da Casa da Mãe Produções, a equipa de produção da zona norte de Lisboa, de onde sai uma legião de batidas a tarraxos. 

Dj Lilocox e Dj Firmeza

De Sacavém para Londres, para uma actuação em nome da Príncipe no Boiler Room, ou a assinar um podcast para a Resident Advisor. A Alma do Meu Pai foi o EP de estreia de Cílio Manuel (n. 1994), aka Dj Firmeza, lançado em 2015.
Publicidade

Blacksea Não Maya

De Almada chegam os irmãos Dj Noronha e Dj Kolt, e ainda o amigo Dj Perigoso. Os Blacksea Não Maya a representar a margem sul do Tejo. É de 2015 o Ep Calor no Frioo, com o single de avanço "Batidongoo". 

Dj Maboku

É outro dos elementos da Casa da Mãe Produções, oriundo de Queluz-Belas, e mais um habitué na mensalidade do MusicBox. Em Fevereiro de 2015, Maboku e Lilocox editaram o EP Malucos de Raiz na Príncipe, após a parceria inicial na crew Piquenos DJs do Gueto.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade