Rafael Kyrychenko
©DRRafael Kyrychenko

Fonte, Mozart, Tchaikovsky

  • Música, Clássica e ópera
Publicidade

A Time Out diz

EM 1866, aos 26 anos, Tchaikovsky, lançou-se na composição da sua primeira Sinfonia, mas o trabalho revelou-se mais árduo do que esperara. Após muita labuta, submeteu a partitura aos seus antigos professores Anton Rubinstein e Nikolai Zaremba e recebeu apreciações negativas.

Após várias revisões, que não satisfizeram Rubinstein e Zaremba, acabou por descartar as alterações por eles impostas e retomar as suas ideias originais – foi esta a versão que estreou em 1868 (com o título Sonhos de Inverno) e foi bem acolhida.

Em 1874, Tchaikovsky tocou o Concerto para piano n.º 1 para o pianista Nikolai Rubinstein, irmão de Anton. Tchaikovsky, que pretendia dedicá-lo a Nikolai, esperava conselhos em matérias pianísticas, mas o pianista declarou o concerto repelente e apresentou uma lista de alterações como condição para que aceitasse tocá-lo, ao que Tchaikovsky respondeu que não mudaria uma nota.


O Concerto n.º 1 tornou-
se rapidamente num dos mais populares e não soará certamente “repelente” nas mãos do pianista açoriano 
de ascendência ucraniana Rafael Kyrychenko, que será acompanhado pela Orquestra Sinfónica do Porto, com direcção de Mikhail Jurowski, que interpretará também a Sinfonia n.º 1.

Detalhes

Endereço
Publicidade
Também poderá gostar
Também poderá gostar