Ana Quintans
©Mário Melo CostaAna Quintans

Gluck: Alceste

  • Música, Clássica e ópera
Publicidade

A Time Out diz

Alceste tem como ponto de partida um episódio da mitologia greco-romana que levanta uma questão de pertinência intemporal: alguém (Alceste) que está disposto a sacrificar a sua vida para que aquele que ama (o esposo, Admeto, rei da Tessália) se salve. A ópera, com libreto de Ranieri de’ Calzabigi, estreou em Viena em 1767, em versão italiana, e conheceu uma versão francesa (com libreto de Le Blanc Du Roullet), estreada em Paris em 1776 (é a segunda que irá ouvir-se).

O alemão Christoph Willibald Gluck (1714-87) foi figura cimeira da transição do Barroco para o Classicismo e, após ter dominado o meio operático vienense, instalou-se sob a protecção de Maria Antonieta, em Paris, onde apresentou várias óperas (inéditas ou remakes em francês das óperas em italiano estreadas em Viena) que foram decisivas para a evolução do género em França.

Intérpretes: Ana Quintans (Alceste), John Moore (Un Grand-Prêtre, Hercule), Fernando Guimarães (Evandro), Coro do TNSC, Orquestra Sinfónica Portuguesa, direcção de Graeme Jenkins, encenação de Graham Vick.

Detalhes

Endereço
Publicidade
Também poderá gostar
Também poderá gostar