Heroes Are Gang Leaders
©Frances CharterisHeroes Are Gang Leaders

Heroes Are Gang Leaders: The Amiri Baraka Sessions

  • Música, Jazz
Publicidade

A Time Out diz

O poeta afro-americano Amiri Baraka (1934-2014), nascido Everett LeRoi Jones e que também assinou como LeRoi Jones, não só foi uma das mais poderosas e incómodas vozes a erguer-se contra o racismo e a injustiça social nos EUA como manteve um relacionamento íntimo com o jazz, e em particular com a facte mais iconoclasta, libertária e socialmente empenhada do jazz, o que deixou explícito em poemas como “The Music: Reflection on Jazz and Blues” e “To Pharoah Sanders” e livros como “The Book of Monk” e “New Music, New Poetry” (o que justifica que tenha actuado no Jazz em Agosto em 2000 e 2001).

O ensemble Heroes Are Gang Leaders (HAGL) começou em 2011, como um duo do poeta (e fotógrafo) Thomas Sayers Ellis e do saxofonista James Brandon Lewis, cujas performances uniam a palavra ao jazz. A morte de Baraka, em 2014, levou o duo a convidar vários instrumentistas e declamadores para a gravação de um disco de homenagem ao poeta. O projecto “The Amiri Baraka Sessions”, onde confluem o jazz, o hip hop e a poesia, foi distinguido com o American Book Award na vertente “Literatura Oral” e a versão expandida dos HAGL passou de efémera a permanente e já gravou outro álbum, The Avant-Garde I: Ams of the Gal Luxury (em que participa Thurston Moore).

Formação: Thomas Sayers Ellis e Randall Horton (spoken word), Nettie Chickering e Thea Matthews (voz), Heru Shabaka-Ra (trompete), James Brandon Lewis (saxofone), Devin Brahja Waldman (saxofone, teclados), Melanie Dyer (viola), Brandon Moses (guitarra), Jenna Camille (piano, voz), Luke Stewart (baixo) e Warren Trae Crudup III (bateria).

Detalhes

Endereço
Publicidade
Também poderá gostar
Também poderá gostar