Quem é Karol G?
Basicamente, a primeira mulher a chegar ao primeiro lugar do top norte-americano com um álbum cantado em espanhol. Mañana Será Bonito, o tal disco, saiu em Fevereiro do ano passado e, desde então, lançou mais uma mixtape, ganhou três Grammy Latinos, incluindo o de Álbum do Ano, e foi nomeada para um Grammy.
Como é que convenceu os gringos a ouvi-la cantar em espanhol?
O mérito não é todo dela. A verdade é que cada vez mais pessoas falam espanhol nos Estados Unidos. E, de acordo com os últimos censos, nalguns dos mais populosos estados do país, a maior parte da população já se identifica como latina. É natural, por isso, que cada vez mais artistas cantem em espanhol – e tenham público.
Mas atenção: Mañana Será Bonito é mesmo especial. Ao longo das suas 17 canções, ouvimos a cantora colombiana a reunir os pedaços de um coração partido, enquanto reformula o reggaetón, colando-o a outros ritmos caribenhos e da América Latina. Com alguns dos mais requisitados produtores de música urbana ao seu lado – incluindo Tainy, habitual co-conspirador de Bad Bunny e um dos responsáveis pela reinvenção e reapreciação do reggaetón desde o final da década passada. E acompanhada pelas vozes de Shakira, Bad Gyal, Sean Paul e muitos outros.
Quando é que se estreia em Lisboa, mesmo?
No domingo, 7 de Julho, vamos ouvir as suas canções em Portugal pela primeira vez. A actuação começa às 19.30, as portas devem abrir uma hora antes, e não está anunciado nenhum nome para a primeira parte. Passado um dia, actua outra vez. Os concertos fazem parte da tour europeia de Mañana Será Bonito, que começou no passado dia 8 de Junho, em Zurique (Suíça), e acaba a 23 de Julho, depois de quatro concertos sucessivos em casa do Real Madrid, o Estádio Santiago Bernabéu.
Ainda há bilhetes?
A situação encontra-se em fluxo. Já estiveram completamente esgotados, porém quando começámos a escrever estas linhas, a 25 de Junho, ainda havia ingressos para domingo, 7 de Julho, no site da MEO Blueticket. Passadas umas horas, havia bilhetes para ambos os dias. O melhor é mesmo carregar neste link e ver o que se arranja. Inicialmente, os preços iam dos 49€ aos 530€, mas agora a oferta é limitada.
Qual deve ser a setlist do concerto?
Não se sabe ao certo. Karol G é uma estrela pop, mas não daquelas que tocam exactamente as mesmas canções, noite após noite. Desde que começou a apresentação ao vivo do álbum Mañana Será Bonito, no ano passado, já interpretou mais de 80 cantigas diferentes, talvez 90. Muitas só se ouviram uma vez. Feita a ressalva, preparam-se para escutar mais de 30 canções, ao longo de quatro horas de concerto. O último, a 2 de Julho, em Berlim, foi assim.
- TQG
-
BESTIES
-
Mi Cama
-
EL BARCO
-
X SI VOLVEMOS / Noche de sexo
-
Tusa
-
AMARGURA
-
BICHOTAG
-
OKI DOKI
-
UNA NOCHE EN MEDELLÍN REMIX
-
QLONA
-
FRIKI
-
Pineapple
-
BICHOTA
-
EL MAKINON
-
CAROLINA
-
GATÚBELA
-
Tá OK (Remix)
-
Ocean
-
PERO TÚ
-
MERCURIO
-
A Ella
-
Créeme
-
MIENTRAS ME CURO DEL CORA / MAÑANA SERÁ BONITO / Everything's Gonna Be
-
CONTIGO
-
OJOS FERRARI
-
TUS GAFITAS
-
CAIRO
-
MI EX TENÍA RAZÓN
-
GUCCI LOS PAÑOS
-
200 COPAS
-
MAMIII
-
AMARGURA