1. Adagio & Allegro K.594, de Mozart
Ano: 1790
Instrumento: órgão mecânico
Foi encomendado, tal como a Fantasia K.608 e o Andante K.616, pelo Conde Joseph Deym von Stritetz, uma bizarra figura que, após ter fugido de Viena na sequência de um duelo, regressara à cidade, a coberto do pseudónimo Joseph Müller, e abrira um Kunstkabinett, uma mescla de museu de figuras de cera, colecção de órgãos mecânicos e galeria de arte. O K.594 destinava-se a servir de música fúnebre para o recentemente falecido Marechal Ernst Gideon Freiherr von Laudon (1717-1790), comandante-chefe das forças armadas austríacas e que em 1789 lograra conquistar Belgrado aos turcos.
[O Marechal Ernst Gideon Freiherr von Laudon, num retrato anónimo c.1780]
A figura de cera de Laudon podia ser vista no museu, num ataúde de vidro, junto ao qual um órgão accionado por um mecanismo de relojoaria tocava, de hora a hora, o K.594. Mozart encarou a encomenda numa perspectiva estritamente “alimentar”, abominou o instrumento a que se destinava, queixando-se de que “os seus tubos eram estridentes e pueris”, e confessou à esposa tê-la composto com tremendo enfado.
Após a morte de Mozart, no ano seguinte, o espólio do Kunstkabinett Müller foi enriquecido com a máscara de cera do compositor – e é lícito imaginar que esta faria uma careta de desagrado de cada vez que o órgão mecânico reproduzia o K.594.
[O K.594 tocado num órgão “a sério” por Gunther Hassellmann]