Palácio Nacional de Queluz
©PSML_Wilson PereiraPalácio Nacional de Queluz
©PSML_Wilson Pereira

Os concertos das Noites de Queluz

O Palácio Nacional de Queluz anima-se com música de outras eras, executada por cantores e instrumentistas de gabarito internacional e larga experiência na “interpretação historicamente informada”

Publicidade

De 19 de Outubro a 4 de Novembro, a Sala de Música e a Sala do Trono do Palácio Nacional de Queluz voltam a encher-se com sonoridades semelhantes às que ressoaram naquele palácio quando servia de residência à realeza portuguesa. Alguns dos maiores especialistas em música antiga darão vida a obras dos séculos XVIII e XIX, umas bem conhecidas – como A Bela Moleirinha, de Schubert – e outras que não são ouvidas desde que estrearam há mais de dois séculos – como a serenata Perseo, de João de Sousa Carvalho (concertos às 21.30, bilhetes a 10€). Eis os concertos a não perder nas Noites de Queluz. 

Recomendado: Os melhores concertos de jazz e clássica em Lisboa esta semana

Fique de olho

  • Música

Outubro, em cujo primeiro dia se comemora o Dia Mundial da Música, é fértil em concertos de entrada livre. Esta trintena de sugestões permite-lhe ouvir música ao vivo durante quase todo o mês sem gastar um cêntimo. O Festival de Sintra, o SeixalJazz e o Festival Sons de Almada Velha contribuem para esta longa lista de possibilidades. Rachmaninov, Bach, Schubert, Mozart, Prokofiev ou Brahms são nomes sonantes na clássica. Mas, para começar pela música dos vizinhos, propomos que ponha um ouvido nas canções populares espanholas. 

  • Música

Desde figurões do samba como Zeca Pagodinho a históricos cantauroes portugueses como Fausto Bordalo Dias (ainda por cima a cantar a sua trilogia sobre a diáspora), passando por nomes cruciais da música anglo-saxónica como os Low, há muita música para ouvir até ao final do ano. Portanto, tem de se organizar. Não faz contas para as suas contas? Não cria tópicos e lembretes telefónicos para bater tudo certo e o orçamento esticar até ao final de cada mês? É encarar os concertos como o IMI ou o IUC e escolher ao que vai. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade