Sacrae Cantiunculae, de Monteverdi
Ano de composição: 1582
Idade de composição: 15 anos
Claudio Monteverdi (1567-1643) não terá sido o primeiro menino-prodígio da História da Música, mas é o primeiro de que há provas concretas da precocidade. Até ao século XVII, a informação sobre a juventude dos compositores é muito escassa ou nula e a publicação de partituras, um processo complexo e dispendioso, estava reservada a compositores que já detivessem algum prestígio, pelo que é tarefa vã tentar identificar as datas de composição das primeiras obras.
As Sacrae Cantiunculae, uma colecção de breves canções sacras a três vozes sobre as vidas de santos publicada em Cremona em 1582, são um caso excepcional, pois Monteverdi tinha apenas 15 anos, não desempenhava cargo algum e era ainda aluno de Marc’Antonio Ingegneri (c.1535-1592), mestre de capela na catedral de Cremona. Supõe-se que as Sacrae Cantiunculae terão sido favoravelmente acolhidas, pois aos 16 anos Monteverdi publicou uma colecção de Madrigali spirituali a quatro vozes e aos 17 anos, uma colecção de Canzonette a três vozes.
[“Lapidabant Stephanum”, de Sacrae Cantiunculae, por Il Seminario Musicale, com Gérard Lesne (contratenor), Josep Benet (tenor) e Josep Cabré (barítono)]