Época e local: Grã-Bretanha, de finais dos anos 70 a meados de 80, com principais pólos em Manchester, Liverpool e outras cidades industriais que já tinham conhecido melhores dias. Um dos eventos fundadores do movimento foi um concerto dos Sex Pistols no Lesser Free Trade Hall, em Manchester, em Junho de 1976: não foi muito concorrido, mas muitos dos miúdos que lá foram ficaram tão impressionados que decidiram formar uma banda – entre eles estavam futuros elementos dos Joy Division.
Origem do nome: “post-punk” é uma designação vaga e discutível que engloba estéticas muito diversas, a que por vezes também se apõe o não menos nebuloso e controverso rótulo de “new wave”. Nesta selecção deixar-se-ão de fora as facetas industrial/experimental (ex.: Cabaret Voltaire) e dançável (ex.: A Certain Ratio) e privilegiar-se-á o lado mais “urbano-depressivo” e “gótico”. “Música urbano-depressiva” foi o rótulo, não muito feliz, que se cunhou em Portugal para o género; excepcionalmente, não parece ter sido decalcado da língua inglesa, que, por vezes, utilizou “dark wave” em sentido análogo; os francófonos preferem o termo “cold wave” (mas com pronúncia francesa). “Rock gótico” tem algum curso, mas há quem prefira reservá-lo a bandas que, mais tardiamente, se apropriaram do lado tétrico e teatral dos “urbano-depressivos” (como os Sisters of Mercy), embora também aqui as fronteiras sejam indefinidas. Talvez o linguista Malaca Casteleiro pudesse contribuir, com a sua infinita erudição, para pôr ordem neste caos lexicográfico, em vez de andar a congeminar acordos ortográficos que ninguém pediu.
Código de vestuário: negro e cinzento são as únicas cores admitidas. A roupa e os sapatos devem provir do guarda-fatos de tios-avôs, lojas de penhores e lojas de segunda mão e devem atestar as décadas de olvido a que estiveram votados. Os ténis são interditos e favorecem-se botas (as Doc Martens da fase punk são passíveis de reciclagem) e sapatões com a forma e a cor de barcaças de transporte de carvão. Sobretudos pesados e gabardinas são indispensáveis, mesmo em climas bem mais soalheiros que o do Norte de Inglaterra. É admitida maquilhagem, desde que faça os músicos parecer membros da Família Adams ou do elenco de O gabinete do Dr. Caligari.
Cabelo: curto a muito curto (sobretudo aos lados e atrás); se for comprido deve obrigatoriamente estar eriçado numa crista que aponta em todas as direcções, evocando variedades galináceas exóticas (modelos: Siouxsie Sioux, Robert Smith, Ian McCulloch).