[title]
O festival DañsFabrik invade a cidade de Brest por uma semana. É assim desde 2012. Em 2018, de 13 a 17 de Março, Portugal é o país em destaque num ciclo com curadoria de Tiago Guedes.
Vera Mantero, Cláudia Dias, Marco da Silva Ferreira, Jonathan Uliel Saldanha e Ana Rita Teodoro são os cinco nomes da dança nacional que vão passar pelo DañsFabrik, festival dedicado à dança e à performance que decorre na cidade francesa de Brest no próximo mês de Março.
Boas novas, portanto. A notícia foi avançada pelo jornal Público e tem Tiago Guedes, director do Teatro Municipal do Porto, como curador do ciclo. Vera Mantero (na imagem) é o nome mais consagrado dos cinco, com Pão Rico, nova criação da coreógrafa e bailarina portuguesa, a ser um dos grandes destaques do ano na dança. Mas qualquer um já deu provas de merecer o lugar escolhido por Guedes. Marco da Silva Ferreira é o mais jovem, mas nem por isso menos talentoso, basta pensar na sua recente brilhante interpretação em O Olhar de Milhões, de Raquel Castro, no Maria Matos. Vai ao festival apresentar Brother, a sua mais recente criação.
Já Ana Rita Teodoro e Jonathan Uliel Saldanha têm feito parte do seu percurso em França, tendo já apresentado algumas das suas criações no país. Reencontro feliz, portanto. A dança nacional está bem e recomenda-se.