Notícias

“A Espantosa Variedade do Mundo": o Padrão dos Descobrimentos e a exposição de seres extraordinários

Publicidade

Não é de estranhar ouvir lisboetas dizer que nunca visitaram o Padrão dos Descobrimentos. Não é tarde, nem é cedo. No sábado, dia 17, inaugura a nova exposição no monumento encabeçado pelo Infante D. Henrique, uma bela desculpa para passar por lá.

Com curadoria de Palmira Fontes da Costa e Adelino Cardoso, “A espantosa variedade do Mundo” viaja pelo imaginário científico e seres extraordinários, tal como era uma tradição naquela época – quem não se lembra do Adamastor? Sereias, monstros e povos desconhecidos, são estas as personagens principais da mostra que acompanha a forma como o conhecimento vai desconstruindo os nossos dias e como os seres extraordinários continuam a alimentar a nossa mente.

Na verdade, o recorrente auxílio do mundo imaginário é um alargamento do mundo real, a verdadeira acepção da expressão “dar asas à imaginação”. Não podemos esquecer que, afinal, o monstro, o ser raro surge como principal figura de destaque na literatura de viagens, das sereias de A Odisseia de Homero aos povos do Oriente descritos por Marco Polo. Agora é descobrir estes seres para aqueles lados, à beira-rio.

Padrão dos Descobrimentos. Av. Brasília. Ter-Dom 10.00-18.00. 4€.

Mais arte em Lisboa:

+ "Chama": a exposição com obras de Júlio Pomar, Rita Ferreira e Sara Bichão

+ Cinco exposições em Lisboa a não perder nos próximos meses

Últimas notícias

    Publicidade