Notícias

A espera acabou: os Tool vão regressar a Lisboa em 2019

Hugo Torres
Escrito por
Hugo Torres
Director-adjunto, Time Out Portugal
Publicidade

A banda norte-americana actua na Altice Arena a 2 de Julho. O alinhamento já deverá contar com o muito aguardado sucessor de 10,000 Days.

Os homens que nos ensinaram a usar o rancor como uma coroa (de negatividade, claro) estão de volta a Portugal: os Tool, banda fetiche no metal progressivo das últimas décadas, anunciou uma nova digressão europeia, que termina em Lisboa a 2 de Julho de 2019. É a data em que os fãs portugueses darão por terminada uma longa espera – quase 13 anos.

A banda de Maynard James Keenan e Adam Jones deverá apresentar na Altice Arena o sucessor de 10,000 Days, o álbum de 2006 que os trouxe pela última vez a Portugal, nesse mesmo ano, ao então Pavilhão Atlântico. O disco está a ser feito há 11 anos, segundo os próprios Tool, e, apesar de não ter data de lançamento, deverá chegar às lojas em breve.

Os Tool têm sido parcos em concertos. Fizeram em Maio uma mão-cheia de espectáculos nos Estados Unidos e agora anunciam, para o Verão do próximo ano, apenas 13 datas europeias: Alemanha, República Checa, Áustria, Polónia, Itália, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Suíça, Espanha e Portugal. Fica tudo arrumado num mês.

O alinhamento ainda não é conhecido. Mas, a julgar pela história dos norte-americanos, deverá ser meticulosamente construído. O que não garante a inclusão de temas de Undertow, a estreia de 1993, de Enima (1996) ou mesmo do trabalho que lhe deu dimensão depois dos primeiros dois Grammys – Lateralus (2001, e mais um Grammy por “Schism”). Uma discografia reduzida mas com 20 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Ouvir ao vivo a música rendilhada dos Tool – que nasceram em 1990, em Los Angeles, e contam ainda com o baterista Danny Carey e o baixista Justin Chancellor – custará entre 42€ e 65€ em Lisboa. Os bilhetes estão à venda a partir desta quinta-feira, 25 de Outubro.

+ Oito canções metálicas por músicos de palmo e meio

Últimas notícias

    Publicidade