Notícias

A Lua vai receber a sua primeira obra de arte esta semana

Há 25 anos que está a ser construída, mas uma pequena casa sueca terá em breve um lar lunar.

Liv Kelly
Escrito por
Liv Kelly
Writer, Time Out Travel
The Moonhouse visioned in collaboration with Lars Ahlberg, LAJ illustration
Image: The MoonHouse
Publicidade

É certo que se podem contemplar grandes obras de arte através de um ecrã, mas nada melhor do que ver essa famosa pintura ou escultura de perto, certo? Errado!

Para os amantes da arte moderna e para quem tem visão de longo prazo, temos notícias excitantes, uma vez que uma obra de arte está prestes a ser instalada na Lua. Sim, a Lua.

A arte em questão? Uma pequena casa de campo sueca. A Swedish Moonhouse (que criativo, nós sabemos) vai ser lançada do Centro Espacial Kennedy, na Florida, a 15 de Janeiro, embarcando numa viagem de quatro meses pelo espaço até aterrar no nosso satélite natural.

O artista sueco Mikael Genberg (que enviou uma obra de arte para a Estação Espacial Internacional com o primeiro astronauta sueco em 2009) é o cérebro por detrás desta operação artística. Genberg tem trabalhado com a clássica casa de campo sueca vermelha e branca em muitos dos seus trabalhos, enviando a casinha para o fundo do oceano e para o cimo das árvores. Mas esta deve ser a sua viagem mais aventureira até à data.

O projecto será lançado em parceria com a empresa japonesa ispace, que fornecerá o seu veículo lunar (tenacious) e o seu módulo de aterragem (resilience), e transmitirá o lançamento em directo.

Genberg teve a ideia originalmente em 1999, mas como já deve ter adivinhado estas coisas levam tempo. Encontrar o melhor local na Lua para a Moonhouse aterrar foi uma tarefa e tanto e teve de ser preparada estruturalmente para a viagem.

The Moonhouse by Mikael Genberg (Full canvas)
The Moonhouse by Mikael Genberg (Full canvas) | MATHIAS NORDGREN

Mas parece que o trabalho está finalmente concluído e até há relógios espalhados por Tóquio a fazer a contagem decrescente para a descolagem.

É emocionante que algo tão original e inconfundivelmente sueco como a casinha vermelha possa voar tão alto e destacar o nosso destino terrestre nos próximos anos", diz Susanne Andersson, directora-geral da Visit Sweden.

Não estamos mesmo, mesmo a brincar – sintonize-se no site da ispace na quarta-feira, 15 de Janeiro, para ver com os seus próprios olhos.

🪖 Este é o nosso Império Romano: siga-nos no TikTok

📻 Antigamente é que era bom? Siga-nos no Facebook

Últimas notícias

    Publicidade