[title]
“Contos Tradicionais e Contos de Fadas” inaugura esta terça-feira na Casa das Histórias e prolonga-se até 30 de Setembro.
Criações dos anos 60 e até um trabalho inédito produzido em 2017, que será aqui revelado pela primeira vez, tendo como referência literária a Condessa de Ségur. No total, mais de uma centena de desenhos e pinturas de Paula Rego compõem estes "Contos Tradicionais e Contos de Fadas", inspirados nestes enredos intemporais. A mostra é inaugurada esta terça-feira na Casa das Histórias, em Cascais, e pode ser vista até 30 de Setembro.
O medo e as memórias de infância da artista são avivados desde 1974, quando Paula Rego começa a produzir uma série de ilustrações dedicadas ao tema. Dois anos mais tarde, à boleia de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, propõe-se a desenvolver um trabalho mais intensivo sobre estes contos tradicionais e mitologias associadas.
Cruzando o seu universo pessoal com os mundos fantásticos eternizados nos livros, destaque natural para as figuras femininas, ora narradoras ora personagens, vozes que dão eco a tramas brutais, revelações cruas, relações conturbadas, na esteira das páginas escritas pelos irmãos Grimm ou Hans Christian Andersen.
+ O Dia dos Museus está a chegar e em Almada comemora-se durante uma semana