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A Piupiuchick voou do Porto até Lisboa e poisou em Campo de Ourique

A nova loja da Piupiuchick impressiona pela dimensão. Fomos conhecer o pequeno poleiro desta marca portuguesa que cresce, sobretudo, além-fronteiras.

Mauro Gonçalves
Escrito por
Mauro Gonçalves
Editor Executivo, Time Out Lisboa
Piupiuchick, Campo de Ourique
Francisco Romão Pereira
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Lá por ser pequenita, não quer dizer que não dê nas vistas. Até porque esta esquina de Campo de Ourique, num encantador prédio amarelo, é das que facilmente chama a atenção. O mesmo se pode dizer da Piupiuchick – uma marca que nasceu há 12 anos, pela mão de três jovens empreendedoras do Porto, e que, através das pequenas peças de roupa de algodão (os tamanhos vão do recém-nascido aos 14 anos), foi conquistando clientela um pouco por todo o mundo.

Em Lisboa, abriu agora a primeira loja própria, a pedido de várias famílias. “Já tínhamos esta ideia há muito tempo, mas precisávamos de encontrar a loja certa, pela localização, pela renda e que tivesse a nossa imagem. Fomos procurando calmamente e, de repente, aconteceu. Vimos esta e apaixonámo-nos. Achámos logo que Campo de Ourique era o sítio onde a marca encaixaria melhor, por ser um bairro residencial e com muitas crianças”, contextualiza Mariana Pimentel, uma das sócias.

Piupiuchick, Campo de Ourique
Francisco Romão Pereira

Aqui, funcionou durante anos uma pequena drogaria, até hoje presente na memória afectiva do bairro. No lugar das ferragens, está agora a salada de cores e padrões que faz parte da identidade da Piupiuchick. Desde o primeiro dia, que este código de vestuário assenta no uso quase indexcriminado de cores e na mistura impiedosa de diferentes estampados. Como resume Mariana: “crianças têm de ser crianças, não mini adultos.”

No leme criativo das colecções, lançadas sazonalmente, está Inês Pimentel, arquitecta de formação e outra das sócias da marca (Marta Moreira é a terceira peça). Tudo é desenhado em casa – peças, padrões, materiais gráficos. “Embora estejamos bastante atentas ao que acontece no mundo da moda, não desenhamos propriamente a partir de uma tendência. O ponto de partida é muito mais: qual é a história que vamos contar nesta estação? E um dos nossos lemas é contar histórias que cirem laços entre gerações e que nos permita contarmos aos nossos filhos como é que eramos quando tínhamos a idade deles”, continua Mariana.

As idas ao videoclube, a relação com os avós e, na mais recente colecção, o tempo passado ao ar livre, em contacto com a natireza – em 12 anos, o leque de temas continua por esgotar. O mesmo pode dizer-se das ínfimas combinações de peças. “O que nos caracteriza é, sem dúvida, a mistura de padrões, de uma forma que não seria tão convencional. Riscas com quadrados, flores com animal print”, explica.

Piupiuchick, Campo de Ourique
Francisco Romão Pereira

As lojas – uma no Porto e agora em Lisboa – são o melhor sítio para ver a Piupiuchick em acção. Amarelos torrados, laranjas e verdes, uma escala de rosas e lilazes pincelam os espaços de cor. Fora do país, a marca portuense, que produz exclusivamente em Portugal, é um fenómeno. Cerca de 95% da facturação da empresa resulta da exportação. Há uma década a aventurar-se além-fronteiras, está já estabelecida em mercados como Espanha (onde está presente em carca de 50 lojas multimarca), França, Países Baixos e Bélgica, com especial predilecção pelas concept stores mais selectivas. Noutros países, como a Coreia do Sul, o Uzbequistão, a Arábia Saudita ou o Kuwait, a perspectiva é de expansão.

Por cá, os planos são outros. Em 2022, o trio criou uma segunda marca, a Sisters Department, de moda feminina para gente crescida. Se a nova loja ficar demasiado pequena, a Piupiuchick terá de ir em busca de um poiso maior e, quem sabe, trazer a irmã mais nova para Campo de Ourique. Será mais uma a juntar-se a clube de marcas portuguesas que têm escolhido Campo de Ourique para fazer morada.

Rua Almeida e Sousa, 57A (Campo de Ourique). Ter-Sáb 11.00-14.00, 15.00-19.00

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