[title]
Lá por ser pequenita, não quer dizer que não dê nas vistas. Até porque esta esquina de Campo de Ourique, num encantador prédio amarelo, é das que facilmente chama a atenção. O mesmo se pode dizer da Piupiuchick – uma marca que nasceu há 12 anos, pela mão de três jovens empreendedoras do Porto, e que, através das pequenas peças de roupa de algodão (os tamanhos vão do recém-nascido aos 14 anos), foi conquistando clientela um pouco por todo o mundo.
Em Lisboa, abriu agora a primeira loja própria, a pedido de várias famílias. “Já tínhamos esta ideia há muito tempo, mas precisávamos de encontrar a loja certa, pela localização, pela renda e que tivesse a nossa imagem. Fomos procurando calmamente e, de repente, aconteceu. Vimos esta e apaixonámo-nos. Achámos logo que Campo de Ourique era o sítio onde a marca encaixaria melhor, por ser um bairro residencial e com muitas crianças”, contextualiza Mariana Pimentel, uma das sócias.
Aqui, funcionou durante anos uma pequena drogaria, até hoje presente na memória afectiva do bairro. No lugar das ferragens, está agora a salada de cores e padrões que faz parte da identidade da Piupiuchick. Desde o primeiro dia, que este código de vestuário assenta no uso quase indexcriminado de cores e na mistura impiedosa de diferentes estampados. Como resume Mariana: “crianças têm de ser crianças, não mini adultos.”
No leme criativo das colecções, lançadas sazonalmente, está Inês Pimentel, arquitecta de formação e outra das sócias da marca (Marta Moreira é a terceira peça). Tudo é desenhado em casa – peças, padrões, materiais gráficos. “Embora estejamos bastante atentas ao que acontece no mundo da moda, não desenhamos propriamente a partir de uma tendência. O ponto de partida é muito mais: qual é a história que vamos contar nesta estação? E um dos nossos lemas é contar histórias que cirem laços entre gerações e que nos permita contarmos aos nossos filhos como é que eramos quando tínhamos a idade deles”, continua Mariana.
As idas ao videoclube, a relação com os avós e, na mais recente colecção, o tempo passado ao ar livre, em contacto com a natireza – em 12 anos, o leque de temas continua por esgotar. O mesmo pode dizer-se das ínfimas combinações de peças. “O que nos caracteriza é, sem dúvida, a mistura de padrões, de uma forma que não seria tão convencional. Riscas com quadrados, flores com animal print”, explica.
As lojas – uma no Porto e agora em Lisboa – são o melhor sítio para ver a Piupiuchick em acção. Amarelos torrados, laranjas e verdes, uma escala de rosas e lilazes pincelam os espaços de cor. Fora do país, a marca portuense, que produz exclusivamente em Portugal, é um fenómeno. Cerca de 95% da facturação da empresa resulta da exportação. Há uma década a aventurar-se além-fronteiras, está já estabelecida em mercados como Espanha (onde está presente em carca de 50 lojas multimarca), França, Países Baixos e Bélgica, com especial predilecção pelas concept stores mais selectivas. Noutros países, como a Coreia do Sul, o Uzbequistão, a Arábia Saudita ou o Kuwait, a perspectiva é de expansão.
Por cá, os planos são outros. Em 2022, o trio criou uma segunda marca, a Sisters Department, de moda feminina para gente crescida. Se a nova loja ficar demasiado pequena, a Piupiuchick terá de ir em busca de um poiso maior e, quem sabe, trazer a irmã mais nova para Campo de Ourique. Será mais uma a juntar-se a clube de marcas portuguesas que têm escolhido Campo de Ourique para fazer morada.
Rua Almeida e Sousa, 57A (Campo de Ourique). Ter-Sáb 11.00-14.00, 15.00-19.00
Está nas bancas a edição de Verão da Time Out
+ Campo de Ourique lança serviço gratuito de limpeza de contentores