Notícias

A sirene vai tocar: Lisboa simula evacuação para alerta de tsunami

Exercício de evacuação está marcado para esta sexta-feira, às 11.30, nas freguesias da Misericórdia e Santa Maria Maior.

Rute Barbedo
Escrito por
Rute Barbedo
Jornalista
Praça Luís de Camões
Francisco LevitaPraça Luís de Camões
Publicidade

Já deve ter visto algumas placas nas ruas da Baixa, apontando o caminho a seguir em caso de tsunami. Além da sinalização, Lisboa tem um sistema sonoro de aviso à população, desde o final de 2022, com sirenes instaladas na Praça do Império e na Ribeira das Naus, prontas a serem accionadas em situações de perigo de tsunami. São estas sirenes que irão ecoar na zona central da cidade na próxima sexta-feira, dia 1 de Março, a partir das 11.30, durante cerca de dez minutos, num exercício de evacuação destinado às freguesias de Santa Maria Maior e da Misericórdia, de acordo com o comunicado enviado pela autarquia.

O sistema já foi implementado e testado na freguesia de Belém, pelo que a fase planeada para esta sexta-feira dá "continuidade a um projecto que prevê a cobertura de toda a frente ribeirinha da cidade". Além do exercício de evacuação, terá também lugar uma acção de sensibilização à população acerca do risco de tsunami, da qual fará parte a apresentação do Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami no Estuário do Tejo. A sessão está programada para as 09.30, nos Paços do Concelho.

+ Quase metade dos anfitriões usa dinheiro do Airbnb para pagar casa própria

+ ‘Projecto Global’. Futuro filme (e série) vira o foco para as FP-25

Últimas notícias

    Publicidade