[title]
Os Buraka Som Sistema de João Barbosa apresentaram-se no Coliseu dos Recreios pela primeira vez em Novembro de 2011. Desde então, o músico e produtor lisboeta que hoje conhecemos como Branko voltou a subir ao histórico palco da capital, em festivais e acompanhado por outros artistas, todavia nunca lá se apresentou em nome próprio. Isso vai mudar a 28 de Novembro.
O concerto, anunciado esta terça-feira, faz parte da digressão de Soma, o mais recente álbum de Branko, editado a 15 de Março e apresentado ao vivo na capital passados nove dias, no passado domingo, 24, durante o Sónar Lisboa. No festival fundado em Barcelona, o compositor esteve acompanhado por outros músicos, mas pode (e deve) ter ainda mais artistas ao seu lado.
Soma é um instantâneo de uma “nova Lisboa”, cada vez mais globalizada, que tem em Branko um dos seus principais embaixadores. Não é só ele, porém, que se ouve ao longo destas 12 faixas. O produtor, que se costumava gabar de precisar apenas de um laptop para fazer música, teve a rica ideia de fechar vários músicos locais no estúdio Namouche, ligar os microfones e deixá-los a tocar. Depois, editou e usou essas jam sessions, que se prolongaram durante horas, como matéria-prima.
O resultado é um álbum de diálogos multilingues e lânguidos convites ao roço, em que o tarraxo, a kizomba e os afrobeats se enrolam com o funk carioca e outras músicas brasileiras, mas também com os ritmos portugueses e as línguas francas da canção global, como a pop e o r&b.
Entre os cantores que dão voz a esta Soma, encontram-se veteranos como Teresa Salgueiro e Carlão, a par de nomes revelados nos últimos anos, como Dino D'Santiago e Carla Prata, June Freedom ou o rapper londrino Jay Prince. E é provável que pelo menos alguns destes homens e mulheres cantem ao lado de Branko no Coliseu de Lisboa.
Os bilhetes para o concerto, à venda online e nos locais habituais, terão um preço único de 28€.
Coliseu dos Recreios. 28 Nov (Qui). 21.30. 28€
Siga o novo canal da Time Out Lisboa no Whatsapp
+ Dengo Club vai trazer a internet (e a Thug Unicorn) de volta à vida real
+ O futuro da pop global escreve-se em espanhol. Karol G vem cantá-lo a Lisboa