Notícias

A vida e a alta costura de Cristóbal Balenciaga em seis episódios

É um dos grandes criadores da história da moda e a minissérie baptizada com o seu nome estreia no Disney+, a 19 de Janeiro do próximo ano.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Jornalista
Alberto San Juan
©Disney+Alberto San Juan na rodagem de 'Cristóbal Balenciaga'
Publicidade

Nascido na pequena povoação de Getaria, no País Basco, o nome de Cristóbal Balenciaga (1895-1972) ficou conhecido como um dos mais marcantes designers de moda de todo o mundo. A partir de 19 de Janeiro de 2024, o Disney+ conta-nos a sua história, em seis episódios, numa nova minissérie que tem como título o nome do criador.

Cristóbal Balenciaga, revela a Disney em comunicado, arranca com a apresentação da sua primeira colecção de alta costura, em 1937, após bem-sucedidos anos de trabalho nos seus ateliers de Madrid e San Sebastian, frequentados pela elite espanhola. “Contudo, os modelos que ditaram tendências em Espanha não funcionaram assim tão bem no império da moda que era a cidade de Paris naquela altura, onde Chanel, Dior e Givenchy eram já a referência da alta costura. Orientado pela sua obsessão por controlar todos os aspectos da sua vida, Cristóbal Balenciaga vai definir o seu estilo e tornar-se num dos estilistas mais importantes de todos os tempos”, lê-se na nota.

Cristóbal Balenciaga
©David HerranzRodagem de 'Cristóbal Balenciaga'

O protagonista é o actor Alberto San Juan, detentor de dois Goya (pelos filmes Sentimental e Bajo las estrellas), os maiores galardões de cinema do país vizinho. A San Juan junta-se um elenco internacional com outras personagens da vida real. É o caso de Anouk Grinberg (Coco Chanel); Patrice Thibaud (Christian Dior); ou Anna-Victoire Olivier (Audrey Hepburn); entre muitos outros. A série é produzida por Xavier Berzosa, através das multipremiadas produtoras Moriarti Produkzioak e Irusoin e a criação é tripartida por Lourdes Iglesia, que assina o argumento, e pelos realizadores Aitor Arregi, Jon Garaño e Jose Mari Goenaga, cineastas também reconhecidos pelos prémios Goya.

Mas não terminam aqui os pergaminhos da equipa envolvida nesta produção. Por exemplo, a banda sonora é assinada pelo compositor Alberto Iglesias (Mães Paralelas, A Toupeira, O Menino de Cabul, O Fiel Jardineiro), vencedor de 11 Goya, além de ter sido quatro vezes nomeado aos Óscares, mais três aos BAFTA e duas nos Globos de Ouro. O tema da minissérie também pedia currículo na área do guarda-roupa, que ficou a cargo de Bina Daigeler (nomeada ao Óscar por Mulan (2020) e aos Emmys pela série Mrs. America (2020), a quem se junta o colega Pepo Ruiz Dorado (Warrior Nun).

Disney+. Estreia a 19 de Janeiro de 2024

+ ‘Toda a Luz Que Não Podemos Ver’: em tempos de guerra, nem tudo é escuridão

+ RTP estreia série de fantasia, realizada por um dos mestres do terror português

Últimas notícias

    Publicidade