[title]
A Europa está repleta de impressionantes museus de arte contemporânea, desde o ornamentado Palais de Tokyo em Paris até ao escandinavo e moderno Museu de Arte Moderna de Louisiana em Copenhaga. Mas há uma colecção de arte moderna no Velho Continente que há muito que não tem uma casa permanente – até agora.
O Museu de Arte Moderna de Varsóvia não tem tido uma morada fixa nos últimos 20 anos, mas tudo mudou na semana passada com a abertura da sua nova sede, construída para o efeito, mesmo no coração da capital polaca.
À sombra do Palácio da Cultura e da Ciência, o geométrico edifício branco e futurista abriu oficialmente portas a 25 de Outubro. Embora a colecção permanente só esteja aberta aos visitantes a partir de 21 de Fevereiro, a exposição vai incluir obras directamente dos estúdios e cerca de 65% serão de artistas polacos, segundo o Guardian.
Neste momento, o museu tem nove instalações deslumbrantes, todas de artistas polacas e internacionais. Destacam-se uma escultura em bronze produzida em 1954 pela sobrevivente do Holocausto Alina Szapocznikow, uma pintura mural da artista ucraniana Kateryna Lysovenko e uma estrutura em grande escala da artista norueguesa Sandra Mujinga, nascida na República Democrática do Congo.
Mas não é só a arte que nos entusiasma – o design do edifício oferece vistas inéditas sobre a cidade, e uma das salas alberga apenas um banco, para que se possa sentar e contemplar. Parece agradável e tranquilo, não é?
Se ficou intrigado, visite o site aqui. Ah, e aqui estão as nossas coisas favoritas para fazer em Varsóvia, se precisar de mais razões para ir.
📲 O (novo) TOL canal. Siga-nos no Whatsapp
👀 Está sempre a voltar para aquele ex problemático? Nós também: siga-nos no X