[title]
A plataforma cívica "Aeroporto Fora, Lisboa Melhora" está a planear uma concentração contra o fim dos voos nocturnos em Lisboa, o encerramento (e, portanto, não expansão) do Aeroporto Humberto Delgado (AHD) e a "construção já de um novo aeroporto fora de Lisboa". O evento está marcado para o dia 6 de Novembro, quarta-feira, às 18.30, à saída da estação de metro do Aeroporto.
Em 2022, o mesmo movimento sublinhava, num artigo de opinião publicado no Lisboa Para Pessoas, que "os cidadãos de Lisboa – quem vive, quem trabalha e quem usufrui da cidade – estão exaustos por conviver paredes-meias com um grande aeroporto internacional". "Mais de 200 mil cidadãos em Lisboa não têm possibilidade de dormir, caminhar na rua, trabalhar, aprender, descansar, brincar ou conversar sem o incómodo ininterrupto dos aviões a passar – são cerca de 600 por dia, um a cada dois minutos e meio, às vezes mais. É um inferno de dia, que se torna insuportável durante a noite, pois nem nessa altura os cidadãos são poupados. Em Lisboa persiste desde 2003 um regime excepcional que autoriza voos nocturnos de forma limitada. Nem esse é cumprido", pode ler-se.
Há cerca de cinco décadas que a construção de um novo aeroporto nas proximidades de Lisboa tem sido tema de discussão. Em Maio deste ano, o Governo de Luís Montenegro decidiu que a sua localização seria no Campo de Tiro de Alcochete. Ao mesmo tempo, debatem-se os efeitos do aumento da capacidade do AHD.
📲 O (novo) TOL canal. Siga-nos no Whatsapp
👀 Está sempre a voltar para aquele ex problemático? Nós também: siga-nos no X