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Ponto Navegante é o nome das novas máquinas instaladas um pouco por toda a Área Metropolitana de Lisboa (AML). Constituída em Fevereiro deste ano, a nova Transportes Metropolitanos de Lisboa distribuiu pelo seu território 18 destes quiosques amarelos que permitem carregar até quatro tarifários diferentes, além de emitirem passes de transporte.
Até aqui, para conseguir o passe Navegante, o utilizador tinha de preencher uma requisição em papel, tirar uma fotografia e esperar na fila. Depois voltava a aguardar até dez dias úteis antes de levantar o passe. Em alternativa, poderia recorrer ao Portal VIVA, uma aventura para os menos informatizados. Mas a partir de agora basta encontrar o Ponto Navegante mais próximo e fazer o cartão na hora.
Em relação aos actuais Kiosks VIVA, os Pontos Navegante apresentam outras melhorias, como a possibilidade de fazer pagamentos com cartões contactless, além de estarem adaptados à mobilidade reduzida e acessíveis a pessoas com todos os graus de daltonismo.
A marca VIVA transformou-se em Navegante, mas não precisa de deitar fora os títulos que foram agora descontinuados. Isto porque permanecem válidos, podendo ser usados nos novos Pontos Navegante e irão coabitar com os novos cartões nos próximos dois a três anos. É que já existem muitos cartões emitidos e deitar tudo fora seria uma irresponsabilidade ambiental.
A Transportes Metropolitanos de Lisboa é a empresa responsável pela gestão do sistema de bilhética metropolitano nos 18 municípios da AML e por toda a operação de serviço público de transporte rodoviário municipal e também intermunicipal através da marca Carris Metropolitana. Em Lisboa, o Ponto Navegante está instalado no edifício do Campo Grande da Câmara Municipal de Lisboa. Saiba mais em www.navegante.pt.
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