[title]
É apaixonado por comboios? Então temos boas notícias: já pode percorrer o caminho de ferro desde Portugal até Singapura. Sim, todo o caminho.
Não o deverá surpreender que esta viagem de 18.755 km – a nova viagem ferroviária mais longa do planeta – leve 21 dias para ser concluída, e que envolva mudar de serviço… várias vezes.
Com partida em Lagos, no Algarve, a viagem implica mudar de comboio em lugares como Paris, Moscovo, Pequim e Banquecoque, pelo que o ideal é ir com mentalidade de viagem de ano sabático. Mas se tem muitos dias de férias para gastar, pode sempre aproveitar para passar alguns nessas cidades antes de seguir caminho.
The new longest possible train journey in the world. pic.twitter.com/W9ajgTyY0b
— Epic Maps 🗺️ (@Locati0ns) December 12, 2021
A viagem de comboio só recentemente se tornou na mais longa do planeta, graças a uma nova linha de 260 milhas (418.42944 km) entre Laos e China. Da estação de Mohan na China (em Yunnan), os viajantes poderão então embarcar num outro comboio para chegar até Singapura.
Até agora, a rota de comboio que detinha o título de mais longa do mundo era uma viagem épica entre Londres e Singapura – pelo menos de acordo com o blog de comboios The Man in Seat 61 – e envolvia embarcar no Expresso Transiberiano pela Rússia. No entanto, esta nova viagem leva a taça com mais 1609 km em cima.
Devido à pandemia, e antes de partir por essa estrada (de ferro) dora, o melhor é confirmar sempre as restrições de viagens em vigor nos diferentes destinos ao longo do caminho.
+ Pouca terra, tanta terra: o Douro a bordo de um clássico