[title]
Durante cinco meses, Ai Weiwei dominou a agenda cultural lisboeta. A exposição da Cordoaria Nacional juntou mais de 80 obras. Agora, quase três anos depois da inauguração (altura em que falou com a Time Out), o artista – de origem chinesa mas a viver em Portugal – ocupa um espaço bem mais modesto, a Galeria de Antiguidades e Arte São Roque, na Rua de São Bento.
A exposição "Paradigm" tem inauguração marcada para o próximo dia 15 de Maio e vai reunir 17 obras, com destaque para a porcelana. "Reconhecido pelo explorar destemido de temas políticos e sociais, Ai Weiwei é um dos artistas mais proeminentes de hoje. É um motivo de orgulho que a São Roque seja a primeira galeria em Portugal a enquadrar o trabalho de Ai Weiwei através da lente da porcelana", afirmou Mário Roque, proprietário da Galeria São Roque, em comunicado.
Lado a lado com uma nova série de retratos em Lego, as esculturas de porcelana representam temas de tensão social e política e liberdade de expressão, entre outros habitualmente presentes na obra de Weiwei, que reinterpretou técnicas tradicionais de porcelana chinesa que remontam à Dinastia Ming (1368-1644).
Entre as obras que agora vão estar expostas na galeria lisboeta estão Ghost Gu Descending a Mountain (2007) ou Blue & White Porcelain Plates (2017). Porcelain Rebar (2014) recorda o terramoto de Sichuan em 2008, enquanto Freedom of Speech Puzzle (2014) aborda directamente a o tema da liberdade de expressão.
Considerado o artista mais popular do mundo por The Art Newspaper, em 2020, Ai Weiwei é um reconhecido defensor dos direitos civis e da liberdade de expressão e símbolo de resistência à opressão. Deixou a China em 2015. Desde então, vive e trabalha em Portugal (Montemor-o-Novo), Berlim e Cambridge.
Galeria São Roque Too. Rua de São Bento, 269. 21 397 0197. Seg-Sáb 10.30-19.00. Entrada livre
Siga o novo canal da Time Out Lisboa no Whatsapp
+ Arco Lisboa começa a 23 de Maio. Um terço das galerias são portuguesas