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Alemanha e Dinamarca vão ficar ligadas por um túnel subaquático

O túnel do Cinturão de Fehmarn, no Báltico, vai ligar os dois países europeus. A viagem de comboio de um lado ao outro vai durar apenas sete minutos.

Grace Beard
Escrito por
Grace Beard
Travel Editor
Nysted, Denmark
Photograph: Shutterstock
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É impressão nossa, ou os projectos de transporte estão mesmo a ficar mais ambiciosos? Primeiro, houve a notícia de que a ponte entre a Sicília e o continente italiano poderia realmente avançar. Depois, a de que um túnel subaquático pode vir a ligar a Europa a África até 2030. E, na semana passada, foi concluída a primeira parte de um outro túnel subaquático – desta vez entre a Dinamarca e a Alemanha.

É isso mesmo: em breve, será possível viajar entre a Escandinávia e a Europa Central através de um novo túnel subaquático. A ligação do Cinturão de Fehmarn está em construção. Quando esta chegar ao fim, será o maior túnel imerso do mundo, com 18 quilómetros de extensão através do Mar Báltico.

Actualmente, a única forma de viajar entre os dois países é através de um ferry de 45 minutos, mas esse tempo de viagem será drasticamente reduzido assim que o túnel estiver concluído: terá uma auto-estrada de duas faixas e uma linha ferroviária dupla, permitindo a passagem tanto de carros como de comboios. Conduzir levará dez minutos, a viagem de comboio demorará apenas sete.

O túnel será concluído em partes, e uma delas já está pronta. A secção de 217 metros foi inaugurada pelo rei da Dinamarca a 17 de Junho e será em breve submersa no Mar Báltico.

Então, onde exactamente começará e terminará o túnel? Na Dinamarca, a entrada do túnel estará localizada em Roedby, na ilha sul de Lolland, e fará a ligação com Puttgarden, no norte da Alemanha. Esta nova ligação reduzirá drasticamente os tempos de viagem tanto para os passageiros locais como para os turistas – a rota ferroviária entre Copenhaga e Hamburgo, por exemplo, deverá ser reduzida em cerca de duas horas.

E acontecerá mais cedo do que se pensa: os prazos apontam para uma conclusão do projecto até 2029. Parte do compromisso do sector dos transportes com o Pacto Ecológico Europeu, o túnel deverá custar cerca de 4,8 mil milhões de euros. O governo dinamarquês, que está a financiar o projecto, implementará uma portagem para compensar os custos.

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