[title]
O edifício dá nas vistas, a envolvente também. Desde os jardins em frente até à Cabine de Leitura, promovida em parceria com a Fundação PT, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos é paragem obrigatória na Avenida Conde Castro Guimarães. Casa da popular Bedeteca da Amadora, um espaço privilegiado para todos os fãs de banda desenhada (incluindo os de palmo e meio), o equipamento cultural – um dos principais da cidade – oferece agora uma sala inteiramente dedicada às famílias e em especial aos mais novos. O piso -1, que esteve fechado durante dois anos, reabriu de cara lavada e cheio de brincadeiras. À sala de leitura infanto-juvenil juntou-se uma ludoteca, dotada de um vasto espólio lúdico-pedagógico, que inclui um muito discreto mini-auditório para sessões de cinema improvisadas.
Entre uma área multimédia, uma boca de cena, uma casa de bonecas e uma cozinha de brincar, difícil é escolher o que fazer. Se os miúdos se armarem em exploradores, talvez até descubram um ou outro pormenor que nos tenha porventura escapado. É que estamos completamente fascinados com a colmeia de madeira, com estofos amarelos e azuis, que convida os miúdos a sentarem-se no interior dos hexágonos, aproveitando para ler ou descansar das aventuras mais mexidas. Baterias recarregadas, resta escolher o próximo destino. As nossas guias, que dão voz a toda a equipa da biblioteca, desafiam pais e filhos a encontrar os cenários exclusivos dos “Recontos do Mundo”. Com direcção artística de Catarina Pé-Curto, o projecto celebra a multiculturalidade da Amadora através de seis peças inspiradas em seis países diferentes.
A partir de Contos e Lendas de Portugal e do Mundo, de João Pedro Messeder e Isabel Ramalhete, o espectáculo A Gaita Milagrosa conta a história de um homem com um pífaro mágico que, acusado por um negociante de partir as suas louças, tem de ir a tribunal provar que é inocente. No elenco, encontram-se cinco fantoches, incluindo um burrinho alegre, que as crianças também têm oportunidade de manipular. As marionetas disponíveis não estão todas expostas, mas é possível pedi-las emprestadas para brincar no local, tal como acontece com os jogos infanto-juvenis. Há ainda personagens a decorar as paredes: têm um adesivo na parte posterior e podem ser coladas em diferentes zonas da ludoteca.
Apesar de haver programação com actividades para diferentes faixas etárias, que vai sendo divulgada na página de Facebook do Município, a ambição é promover, por um lado, as relações intergeracionais, levando as famílias a marcar encontros na ludoteca; e, por outro, a autonomia nas crianças, que são incentivadas a ser criativas e a fazer do espaço o palco das suas aventuras.
Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, Av. Conde Castro Guimarães 6 (Amadora). Seg-Sex 10.00-19.00 e Sáb 10.00-12.30 e 14.30-18.00.
+ O que é isso de fazer crítica de arte? As crianças explicam neste podcast
+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana