[title]
A encosta está segura, já se circula na Rua das Taipas, mas ainda faltam os arranjos do tabuleiro dos bustos.
Agora que terminaram as obras para estabilizar a encosta da plataforma inferior do Miradouro São Pedro de Alcântara, falta voltar a pôr tudo bonito. Ou mais bonito. A Câmara Municipal de Lisboa já iniciou o procedimento para lançar o concurso de arranjo paisagístico e prevê que a adjudicação aconteça nos últimos três meses deste ano. À Time Out, o município adianta ainda que a obra deverá mesmo começar no início do próximo ano.
Neste momento, tabuleiro está decorado a terra e o histórico gradeamento que o rodeia mantém-se no sítio. E bustos nem vê-los. Recordamos que havia 21 pedestais para bustos, numa série de divindades mitológicas e heróis dos Descobrimentos, de Vasco da Gama a Ulisses), alguns com a cabeça perdida.
Para já, a Rua das Taipas está como nova, mas apenas até ao limite da encosta do miradouro.
O gradeamento do Miradouro de São Pedro de Alcântara
Em meados do século XIX ocorriam neste tabuleiro inferior do jardim alguns acidentes em direcção à Rua das Taipas. Uns caíam sem querer, outros de propósito e por isso mesmo em 1864 a Câmara Municipal instalou aqui estas grades. Um gradeamento que foi importado do Palácio da Inquisição do Rossio (ou Palácio dos Estaus), ardido em 1846, onde mais tarde se ergueu o Teatro Nacional Dona Maria II.
+ Em Agosto a Ribeira das Naus fecha ao trânsito aos domingos (e feriado)