Notícias

Art Matters: exposição da Gulbenkian invade Avenida da Liberdade

A Fundação está a promover uma mostra de arte, com reproduções de obras do Museu Gulbenkian, em vários espaços da Avenida da Liberdade.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
Art Matters
Fotografia: Fundação Calouste Gulbenkian / José Rebelo de Andrade
Publicidade

Se está a pensar passar pela Avenida da Liberdade durante este mês de Junho, prepare-se para ser surpreendido por reproduções de obras de artistas mundialmente reconhecidos. O mérito é da Fundação Gulbenkian, que preparou uma mostra de arte em parceria com a Associação Avenida, no âmbito da campanha Art Matters. O objectivo é questionar a sociedade sobre a utilidade ou inutilidade do que é «Belo».

“Espalhámos peças do Museu Gulbenkian pela cidade para que a Arte faça parte do seu dia-a-dia, porque a Arte e o seu poder regenerador são essenciais, sobretudo nos momentos difíceis, sobretudo agora. São figuras e rostos representativos do Museu Calouste Gulbenkian: do Antigo Egipto ao início do século XX, do Oriente ao Ocidente, da alegria à contemplação, do divertimento à sedução”, lê-se em comunicado da Gulbenkian.

A exposição agora patente na Avenida da Liberdade convida, assim, a um outro olhar, mais demorado, sobre as lojas, hotéis e escritórios, que reclamam para si a função do tradicional espaço museológico e se revelam também parte da força aglutinadora e criativa que contribui para elevar a comunidade e o seu estado de alma. Entusiastas desde o primeiro momento, fazem parte deste roteiro estabelecimentos como a Boutique dos Relógios Plus Art, a Cushman & Wakefield, a David Rosas, a Elisabetta Franchi, o JNcQUOI, a Loja das Meias, a Massimo Dutti, o Olhar de Prata, a Rosa & Teixeira, a Timberland, a Torres Joalheiros e os hotéis Heritage, Britania e Lisboa Plaza.

Art Matters
Fundação Gulbenkian

“Uma das missões da Associação Avenida é dar voz à diversidade cultural desenvolvida nas suas emblemáticas salas de espectáculos e museus associados, estando abertos a outro tipo de iniciativas. A parceria com a Gulbenkian é uma iniciativa que muito nos honra e um match perfeito entre obras de arte de artistas de renome internacional e espaços na Avenida da Liberdade com um legado histórico e ambientes de charme”, declara em comunicado o presidente, Pedro Mendes Leal.

Segundo a organização, os associados que aderiram à campanha fizeram-no de formas diversificadas, incorporando uma ou várias obras no interior dos seus espaços, e/ou dando visibilidade ao conceito através das suas montras. Para saber mais sobre esta iniciativa e sobre as obras seleccionadas, poderá aceder aos QR codes disponíveis junto a cada reprodução, que o direccionam para a página online da campanha.

+ Gulbenkian anuncia novo ciclo de vida com várias iniciativas inéditas

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias
    Publicidade