[title]
O Palácio de Monserrate, em Sintra, foi assaltado na madrugada de terça-feira, 27 de Agosto, tendo o crime sido participado assim que a equipa de segurança privada que vigia o local deu conta do desaparecimento das peças. Foram roubados dois jarrões de valor considerável e, tratando-se de um crime de furto de obras de arte, o caso foi entregue à Polícia Judiciária.
“Na manhã de 27 de Agosto, o Parque e Palácio de Monserrate encontram-se encerrados por razões operacionais. Lamentamos o incómodo e agradecemos a sua compreensão”, anunciou a Parques de Sintra no Facebook. Esta quarta-feira, o Correio da Manhã avançou ter-se tratado de um assalto, que a GNR diz ter ocorrido “através de escalamento”, com a entrada a ser feita por uma janela, que terá sido arrombada. A notícia fala num prejuízo de 100 mil euros, embora o valor não tenha sido confirmado.
Contactada pela Time Out, a Parques de Sintra, responsável pela gestão do património cultural do concelho, confirma “uma intrusão no Palácio de Monserrate”. “A investigação está a decorrer e, por indicação da Polícia Judiciária, não podemos adiantar mais pormenores neste momento”, esclareceu Inês Pereira, da direcção de Comunicação e Marketing da empresa.