Notícias

Azulejos do Palácio Nacional de Sintra vão ser restaurados

Restauro incidirá sobre a Sala Árabe, a Câmara de D. Afonso VI e a Gruta dos Banhos. Investimento de 316 mil euros será repartido entre Parques de Sintra e World Monuments Fund.

Rute Barbedo
Escrito por
Rute Barbedo
Jornalista
Gruta dos Banhos
Jose Marques Silva | Gruta dos Banhos
Publicidade

Primeiro, será feito o diagnóstico, depois, avançam os trabalhos de conservação e restauro. A Parques de Sintra e a World Monuments Fund assinam esta quinta-feira, 27 de Fevereiro, o protocolo para o restauro dos azulejos da Sala Árabe, da Câmara de D. Afonso VI e da Gruta dos Banhos do Palácio Nacional de Sintra. Na base está um investimento de 316 mil euros, repartido pelas duas organizações.

Câmara de D. Afonso VI
José Marques SilvaCâmara de D. Afonso VI

Concluída a operação, ficarão como "novos" a fonte central, bem como o revestimento azulejar das paredes e do pavimento da Sala Árabe; as paredes de azulejo, os tectos em estuque e as arcadas em pedra da Gruta dos Banhos; e o pavimento em mosaico da Câmara de D. Afonso VI.

Sala Árabe
Luis DuarteSala Árabe

"Este protocolo com a World Monuments Fund integra, também, uma componente formativa e de investigação. No seu âmbito, serão realizados dois workshops: um de cariz nacional, para a capacitação profissional de técnicos da Parques de Sintra e de alunos da Escola Profissional de Recuperação de Património de Sintra; outro internacional, com especialistas em conservação e restauro do património azulejar", informa a Parques de Sintra. 

Este é o nosso Império Romano: siga-nos no TikTok

📻 Antigamente é que era bom? Siga-nos no Facebook

Últimas notícias
    Publicidade