Notícias

Barcelona quer proibir a venda de souvenirs por serem ofensivos

Há objectos com conteúdo homofóbico ou sexista que são vendidos aos turistas como recordação, que se considera estarem a degradar a imagem da cidade.

Enora Le Roux
Escrito por
Enora Le Roux
Redactora de notícies
Souvenirs Barcelona
ShutterstockSouvenirs Barcelona
Publicidade

Em 2018, Barcelona iniciou um processo de alteração ao Plano Especial de Ordenação dos Estabelecimentos Comerciais Dedicados à Venda de Souvenirs, para melhorar a convivência entre residentes e visitantes nas zonas de maior afluência turística da cidade. A reforma incluía, entre outras medidas, a ampliação dos perímetros de protecção especial nos quais se limitava a abertura deste tipo de estabelecimentos. Concretamente, nos arredores da Sagrada Família e de Sant Antoni, nos arredores do Camp Nou, nos arredores do Parque Güell e nos arredores da Casa Vicens.

Agora, a Câmara Municipal de Barcelona quer voltar a intervir no sector das lojas de souvenirs e propõe novas mudanças normativas, desta vez para proibir a exposição e venda de produtos turísticos que considera ofensivos.

A proposta surge depois de a Comissão de Economia e Finanças ter aprovado um pedido do Esquerra Republicana de Catalunya (ERC) devido à proliferação na cidade, especialmente na Ciutat Vella, de locais que vendem produtos com conteúdos homofóbicos ou sexistas, segundo o partido político, que também assegura que esses artigos destinados ao turismo degradam a imagem de Barcelona.

“Pénis com a marca Barcelona, ​​t-shirts com comentários sexistas ou homofóbicos, ou simplesmente comentários que, estampados nestes produtos, desvalorizam Barcelona”. Segundo explicou o porta-voz adjunto da ERC, Jordi Coronas, são estes os tipos de objectos que se querem proibir.

Souvenirs sustentáveis

Por oposição a estes produtos – de mau gosto e produzidos em massa –, foi recentemente inaugurada em Barcelona uma loja de recordações sustentáveis. Trata-se da Botiga de Souvenirs Més Sostenible del Món (sim, chama-se literalmente assim), que oferece uma proposta de souvenirs feitos com materiais 100% sustentáveis, circulares e biodegradáveis.

Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ Em Espanha, pode ser multado por usar estas peças de roupa no Verão

Últimas notícias

    Publicidade