Notícias

‘Based on a True Story’: um podcast com o assassino

Kaley Cuoco e Chris Messina juntaram os trapinhos para vestir a pele de um casal que decide fazer um podcast sobre crimes reais… com o assassino em série do momento. ‘Based on a True Story’ estreia no TVCine Emotion a 18 de Outubro.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Jornalista
Based on a True Story
©Elizabeth Morris/PeacockKaley Cuoco (Ava), Tom Bateman (Matt) e Chris Messina (Nathan)
Publicidade

A premissa de Based on a True Story (que se traduz em português para Baseado numa História Verídica) é mais ou menos improvável: um casal prestes a entrar na falência, tenta a sua sorte ao criar um podcast sobre crimes reais, com a particularidade de ter como convidado especial o próprio assassino em série responsável por várias mortes na vizinhança.

A verdade é que o sucesso das histórias sobre crimes reais, seja em formato podcast ou documentário, tem vindo a ganhar audiência. Tanto que esta realidade também tem conquistado terreno na ficção, com destaque para a bem sucedida série Homicídios ao Domicílio (Disney+), cuja terceira temporada terminou a 3 de Outubro e tem uma quarta a caminho. Uma produção em que o crime até faz rir, uma fórmula que não está muito distante de Based on a True Story, comédia negra estreada em Junho no serviço de streaming norte-americano Peacock e que chega a Portugal a 18 de Outubro, dia em que se estreia na grelha do TV Cine Emotion.

Kaley Cuoco e Chris Messina
©PeacockKaley Cuoco e Chris Messina

Ao leme do elenco temos Kaley Cuoco (A Teoria do Big Bang, The Flight Attendant) que volta a assumir o papel de protagonista numa série, desta vez na pele de Ava, uma agente imobiliária fracassada e viciada em podcasts de crimes reais. A seu lado tem o actor Chris Messina (Argo, Gaslit), como Nathan, o seu marido e antiga estrela de ténis transformada em professor da modalidade por força de uma lesão, num clube desportivo todo cheio de nove horas, onde é despromovido com a chegada de um novo e popular colega. Eva e Nathan vivem numa moradia em Los Angeles, aguardam o nascimento do primeiro filho e começam a ficar nervosos com o rumo que a conta bancária está a tomar. Ao mesmo tempo, há um assassino em série à solta em Los Angeles, conhecido como o Estripador de Westside. A oportunidade surge quando o casal descobre, juntando A mais B, que o assassino está mais perto do que imaginaram: o charmoso canalizador Matt, interpretado pelo britânico Tom Bateman (Morte no Nilo). Ava e Nathan entram em pânico, mas desenham um plano para tirar o melhor proveito da situação: criar um podcast sobre os crimes do estripador (que acaba por se intitular Based on a True Story) e ter como convidado especial o próprio Matt. Uma ideia que os acaba por colocar em perigo ao se envolverem com a investigação criminal em curso pelas autoridades competentes. Sem contar, claro, com a irresponsabilidade de acharem boa ideia chantagear um assassino em série.

Sobre esta recente obsessão geral pelo tema dos crimes reais, numa entrevista ao site Collider publicada em Junho, Chris Messina relaciona-a com a tendência de os humanos olharem para “a escuridão”, dando o exemplo de abrandarmos na auto-estrada quando vemos um acidente. “Por isso, não me surpreende. Por mais selvagem que seja a série de televisão, em termos das decisões que este casal toma, o Craig [Rosenberg] e eu tínhamos discussões como: até que ponto estamos, enquanto civilização, longe deste tipo de coisas, em que as pessoas estão realmente a chantagear um assassino em série por fama e dinheiro? A que distância estamos, de facto? É um cenário banal, mas não sei necessariamente até que ponto é rebuscado.”

Como curiosidade, Kaley Cuoco estava realmente grávida durante as filmagens, ostentando confortavelmente uma barriga não fictícia. Em entrevista ao programa Today, emitido pela NBC, a actriz revelou também em Junho que, no guião original, o casal tinha filhos mais crescidos, uma ideia que acabou por ser abandonada. “Isso acabou por ser retirado, e passou a ser um casal sem filhos. Depois engravidei e pensei: ‘E se ela estiver grávida?’.” E assim ficou. Na barriga estava a agora bebé Matilda, também filha do actor Tom Pelphrey (Ozark).

Apesar do título, esta produção não é inspirada em casos reais. É sim uma ideia de Craig Rosenberg – um dos produtores executivos e argumentistas da série The Boys e um dos criadores do spin-off Gen V (Prime Video) – que assina a solo o argumento desta nova produção. O elenco de Based on a True Story conta ainda com Natalia Dyer, a Nancy de Stranger Things, no papel da barmaid Chloe, uma das vítimas do estripador. O primeiro episódio estreia a 18 de Outubro no TVCine Emotion e os restantes oito vão sendo emitidos às quartas-feiras, sempre às 22.10, ficando depois disponíveis no serviço de vídeo on-demand TVCine+.

TVCine Emotion. Qua 22.10 (Estreia 18 de Outubro)

+ ‘The Crown’: última temporada já tem datas de estreia (assim mesmo no plural)

+ Em ‘Lições de Química’, Brie Larson luta pela igualdade nos anos 1950

Últimas notícias

    Publicidade