[title]
Mais de três décadas depois, Tim Burton volta ao mundo assombrado de Beetlejuice, o alucinado personagem que dá nome aos filmes. Além do realizador, há mais regressos a assinalar e também alguma matéria para recordar. Damos uma ajuda?
Quem é o Beetlejuice?
Com um nome que em português se traduz para “sumo de besouro”, Beetlejuice é um fantasma.
Onde é que o vimos pela primeira vez?
No filme de 1988, de Tim Burton, ao qual Beetlejuice Beetlejuice dá sequência. Em Portugal, esta comédia sobrenatural mereceu o título de Os Fantasmas Divertem-se.
E esse filme era sobre quê mesmo?
Um jovem casal morre num acidente de carro, mas os seus espíritos conseguem voltar para casa. A paz da vida após a morte de Barbara e Adam termina quando a família Deetz se muda para a sua casa e o casal resolve assombrar os vivos dali para fora, seguindo o conselho de uma burocrata do Além. A tarefa é tudo menos fácil e o casal arrisca contratar um excêntrico fantasma que é também uma espécie de exorcista freelancer de humanos indesejados. É aí que conhecemos Beetlejuice, que leva sempre tudo um pouco longe de mais.
Mas porque não podemos dizer o nome dele três vezes?
Porque é precisamente essa a forma de o convocar. E costuma ser má ideia.
Que actores estão de regresso?
Então, os fantasmas Barbara e Adam foram interpretados por Geena Davis e Alec Baldwin, actores que não fazem parte desta sequela. Aliás, apenas três estão de regresso aos mesmos papéis do primeiro filme: Michael Keaton, claro, como Beetlejuice; Winona Ryder no papel de Lydia Deetz, que no filme original era uma sombria adolescente que conseguia ver mais além; e Catherine O'Hara como Delia Deetz, artista plástica e madrasta de Lydia.
Mais alguém?
Sim, mas é o compositor. Danny Elfman dá música a mais um filme de Burton. No passado, já colaboraram em 17 filmes e também na série Wednesday.
E as novas contratações?
No elenco, o grande destaque vai para a participação dos actores Jenna Ortega, Willem Dafoe, Monica Bellucci, Justin Theroux e Danny DeVito.
Do que se trata Beetlejuice Beetlejuice?
Após a morte do patriarca Charles (interpretado no filme de 1988 por Jeffrey Jones), a família Deetz regressa à sua casa em Winter River. Sim, a casa que ainda está assombrada pelo desgovernado fantasma. É Astrid, a filha rebelde de Lydia, que abre novamente o portal para o mundo dos mortos, embora de forma involuntária e a mãe decide convocar Beetlejuice para a ajudar a salvar o seu rebento. Astrid é interpretada por Jenna Ortega, a estrela de Wednesday, série também assinada por Tim Burton. Curiosamente, o papel de Ryder no primeiro filme lembrava um pouco essa personagem da família Addams, pelo que parece que estamos perante um casamento perfeito.
Onde posso ver o primeiro filme?
Beetlejuice está disponível nos catálogos da Netflix e da Max. É também possível alugá-lo nos streamings da AppleTV+ e Prime Video, assim como nos videoclubes da Vodafone e da NOS.
E o segundo?
Beetlejuice Beetlejuice, que estreou a 28 de Agosto no Festival de Cinema de Veneza, chega às salas portuguesas esta quinta-feira, 5 de Setembro.
Há trailer para ver?
Claro, aqui está ele: