Notícias

Belém ganha três novas estações Gira

Freguesia soma agora oito estações, chegando à fronteira com Algés. Entrada da rede de bicicletas partilhadas na Ajuda e em Santa Clara está prevista para o primeiro semestre.

Rute Barbedo
Escrito por
Rute Barbedo
Jornalista
Estação Gira, junto à rotunda de Algés
RAC/EMELEstação Gira, junto à rotunda de Algés
Publicidade

A Rua Fernão Mendes Pinto, junto à rotunda de Algés, a Rua de Belém, perto do Jardim Vasco da Gama, e a Avenida da Índia, em frente ao Museu Nacional dos Coches, ganharam três estações de bicicletas Gira, comunicou a Emel. Com as novas estruturas, a freguesia de Belém atinge assim um total de oito estações, numa aproximação ao concelho vizinho de Oeiras. 

“Cada vez mais o uso das bicicletas partilhadas tem de ser pensado do ponto de vista metropolitano porque as bicicletas Gira não servem só Lisboa, também são usadas por quem vem trabalhar para Lisboa e, nesta perspectiva de ligação intermunicipal, esta estação que vamos inaugurar é estratégica para fazer a transposição do sistema de Oeiras para Lisboa”, declarou ao Jornal de Notícias o presidente da Emel, Carlos Silva. A mesma preocupação, de uma ligação intermunicipal, havia sido transmitida à Time Out em Outubro, por altura da inauguração da estação da Praça David Leandro da Silva, em Marvila, pensando em concelhos vizinhos como a Amadora ou Loures.

Para o primeiro semestre deste ano fica, ainda, prometida a chegada das Gira às freguesias da Ajuda e de Santa Clara, as últimas duas a serem servidas pela rede de bicicletas partilhadas. Até ao final de 2025, a Emel estima a existência de 193 estações nas 24 freguesias da cidade e um total de 1900 bicicletas activas, das quais 1800 são eléctricas.

Este é o nosso Império Romano: siga-nos no TikTok

📻 Antigamente é que era bom? Siga-nos no Facebook

Últimas notícias

    Publicidade