Notícias

“Benfica (des)Aparecida”: a memória fotográfica do bairro para ver no Palácio Baldaya

São 60 fotografias seleccionadas por três grandes conhecedores do bairro que querem manter viva a memória de Benfica.

Helena Galvão Soares
Jornalista
Estrada de Benfica
J.F.Benfica/divulgação
Publicidade

No dia 5 de Outubro não se comemora só a República na Junta de Freguesia de Benfica. Vai comemorar-se o próprio bairro, com a inauguração da exposição, "Benfica (des)Aparecida", no Palácio Baldaya. Até 3 de Novembro, vai poder ver esta selecção de 60 fotografias da Benfica antiga, quando ainda havia um eléctrico que partia das Portas de Benfica e ia até Belém.

A exposição é organizada por três grandes conhecedores do bairro, e que o bairro também conhece bem. José Ribeiro, histórico alfarrabista de Benfica, Fausto Castelhano, autor do livro Benfica de Outrora, e Armando Cardoso, fotógrafo, formam o trio que este ano já tinha apresentado a exposição "25 de Abril".

Agora, seleccionaram estas fotografias, das suas próprias colecções, que dão a conhecer recantos da freguesia e testemunham as suas tradições. Vai ser inevitável alguma nostalgia para quem conheceu realidades hoje desaparecidas, mas o principal objectivo dos organizadores é salvaguardar a história local e dá-la a conhecer a novas gerações, para que a valorizem.

Estrada de Benfica, 701 A. Seg-Sáb 09.00-22.00, Dom 09.00-20.00, 5 Out-3 Nov. Entrada livre

🌍 Time Out Index Survey: como está a vida na sua cidade? Responda aqui

+ Lisboa Mistura: um dia de festa intercultural (grátis) no Capitólio

Últimas notícias

    Publicidade