Notícias

Biblioteca de São Lázaro celebra 141 anos com música, poesia e arte pública

A 1 de Junho, a biblioteca pública mais antiga da cidade, inaugurada em 1883, mostra como a festa e a palavra ajudam a não envelhecer. A entrada é livre.

Rute Barbedo
Escrito por
Rute Barbedo
Jornalista
Biblioteca de São Lázaro
DRBiblioteca de São Lázaro
Publicidade

O primeiro sábado de Junho não será como os outros na Biblioteca de São Lázaro. No dia do seu 141.º aniversário, o silêncio dos livros deixa-se substituir pela palavra dita, com uma programação que envolve um concerto, contos para crianças e a inauguração de uma pintura mural. Tudo gratuito, para celebrar a longa vida daquele que é o exemplar mais antigo da rede de bibliotecas públicas da cidade.

Lisbon Poetry Orchestra
João TorresLisbon Poetry Orchestra

A festa começa às 11.00, com a Hora do Conto, momento de leitura de histórias para crianças (a partir dos 4 anos). Logo a seguir, às 11.30, faz-se uma visita guiada à biblioteca, contando os detalhes do edifício erguido no final do século XIX, que acolhe mais de 20 mil documentos. Às 14.30, um quiz sobre banda desenhada terá como grande prémio um conjunto de livros seleccionados pela biblioteca. Mais para o final da tarde, às 17.00, Andréa Grasso inaugura um mural pintado especificamente para o evento, que culmina, às 18.00, com o concerto da Lisbon Poetry Orchestra, colectivo nascido de leituras de poesia, que decidiu tomar o surrealismo como chama (no álbum mais recente, Os Surrealistas, entram poemas de Mário Cesariny, António José Forte ou Alexandre O’Neill), fazendo-se acompanhar de instrumentos como a guitarra, a bateria ou o saxofone. 

Biblioteca de São Lázaro (Pena), Rua do Saco, 1. 1 Jun, Sáb 11.00-19.00. Entrada livre

A Time Out é linda! Junte-se a nós no Santo António à la Time Out

+ Festas de Lisboa: Mariza no Castelo, jazz no Chiado e Tony à beira-rio

Últimas notícias

    Publicidade