[title]
Já ouviu falar na Gaiola Sacchi de Milanello? Construída a pedido de Arrigo Sacchi, antigo treinador do AC Milan (1987-1991), para o Centro Desportivo Milanello, a estrutura italiana é na verdade um campo exterior em relva sintética que se caracteriza pela ausência de linhas orientadoras para os jogadores. A bola nunca sai de campo neste espaço de treino, onde a ideia é que os atletas joguem sem parar e aumentem a sua velocidade de jogo.
Este sábado, a Ajuda recebeu um recinto semelhante, mas sem a relva sintética. O novo Campo da Mata foi construído junto ao Campus Universitário da Ajuda (Rua Ildefonso Borges) e o piso está decorado com o traço de João Varela, “artista de lettering e designer de tipografia”, descreve no seu site oficial, que fez a proposta artística com curadoria da GAU – Galeria de Arte Urbana.
“O conceito, pretende aperfeiçoar os fundamentos básicos dos jogadores, designadamente as suas habilidades técnicas, fazendo-os jogar em espaços mais reduzidos e sem linhas de fundo e laterais, permitindo uma reação mais rápida e com menos erros”, explica a autarquia. Para o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, este é um equipamento que “humaniza a cidade”.
+ Estes campos de basquetebol em Lisboa são autênticas obras de arte