Notícias

Campo de Ourique convida fregueses a pendurar poemas à janela

Não haverá a habitual feira no Jardim da Parada, mas há poemas à janela, “fazendo de Campo de Ourique um bairro de poesia”.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
Dia Mundial da Poesia
Casa Fernando Pessoa
Publicidade

A Casa Fernando Pessoa e a Junta de Freguesia de Campo de Ourique juntaram-se para produzir estandartes com frases de poetas portugueses, que os fregueses podem pendurar à janela. A ideia é celebrar o Dia Mundial da Poesia, a 21 de Março.

Este ano, estando a Casa Fernando Pessoa de portas fechadas, não se realizará a habitual Feira do Livro de Poesia, no Jardim da Parada, mas a iniciativa “Poesia Estendida” convida os fregueses a escolherem versos curtos ou expressões dos poetas que mais gostarem e pendurarem, para se fazer de Campo de Ourique “um bairro de poesia”.

Para levantar um estandarte, bastará ir à Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa (Rua Francisco Metrass, 28). Depois só terá de o pendurar na varanda ou à janela. “Sê todo em cada coisa”, de Ricardo Reis, “Passa tanto tempo num minuto”, de Fernando Assis Pacheco, ou “É a casa do mundo”, de Luiza Neto Jorge, são alguns dos versos disponíveis e que também poderá consultar na página da Casa Fernando Pessoa, onde é possível aceder à transcrição do poema completo.

Na fachada da Casa Fernando Pessoa, estão já também cada um dos versos que compõem esta “Poesia Estendida”. Em paralelo, a casa-museu, que espera reabrir portas a 6 de Abril, organiza a oficina online Poesia das Coisas Simples (25€), moderada por Teresa Lima. A próxima sessão realiza-se no sábado, 20 de Março, entre as 15.00 e as 17.00. A inscrição deverá ser feita através deste formulário.

+ Seis programas para celebrar o Dia Mundial da Poesia

+ Leia já, grátis, a edição digital da revista Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias
    Publicidade