Notícias

'Casa Portuguesa' volta à cena em Maio, no Teatro Maria Matos

A peça, que estreou em 2022 no Teatro Nacional, regressa aos palcos lisboetas. Criada por Pedro Penim, centra-se na história de um ex-combatente da Guerra Colonial. Fica em cena entre 9 de Maio e 7 de Julho.

Beatriz Magalhães
Escrito por
Beatriz Magalhães
Jornalista
casa portuguesa
Filipe Ferreira
Publicidade

Estreou em 2022, no Teatro Nacional Dona Maria II (TNDM II), em Lisboa. Passou por Ponta Delgada, por Faro e pelo Porto e, agora, volta à cena na capital. Casa Portuguesa, escrita e encenada por Pedro Penim, sobe ao palco do Teatro Maria Matos entre 9 de Maio e 7 de Julho. 

A peça centra-se na história de um ex-combatente da Guerra Colonial que se vê confrontado com a decadência e a transformação dos ideais de casa, família, país e do cânone da figura paterna. Ao ter como pano de fundo acontecimentos recentes da democracia e revisitando uma das partes mais negras da história portuguesa, pinta-se o retrato do que foi, do que é e do que poderá ou não ser uma casa.

Casa Portuguesa é a segunda produção de uma trilogia de Pedro Penim dedicada ao tema família. A primeira, Pais & Filhos, estreou em 2021. A terceira, A Farsa de Inês Pereira, e última estreou em Outubro do ano passado, em Sintra. Tem andado em digressão pelo país, mas ainda não chegou a Lisboa.

Pedro Penim assina o texto e encenação do espectáculo e o elenco conta com Carla Maciel, João Lagarto, Sandro Feliciano e com os Fado Bicha, duo composto por Lila Tiago e João Caçador. A reposição de Casa Portuguesa parte do ciclo D. Maria Matos, parceria entre o TNDM II e o Teatro Maria Matos com o intuito de prolongar a vida de produções teatrais. 

Teatro Maria Matos (Roma). 9 Mai-7 Jul. Qui-Sáb 21.00. Dom 17.00. 18€-20€

+ No Dia Mundial do Teatro, o Dona Maria II faz a festa no Capitólio

+ As melhores peças de teatro em Lisboa para ver em Março de 2024

Últimas notícias

    Publicidade